quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Recomendação literária: "O Rouxinol" de Kristin Hannah

Saudações literárias! 
Hoje trago mais uma recomendação literária. Desta vez, num género diferente: romance histórico. Sabem que eu adoro ler livros sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. Já li imensos livros sobre o tema e há, de facto, alguns que se destacam. Este é um deles! "O Rouxinol" foi o primeiro livro que li da Kristin Hannah e simplesmente a-do-rei! É um pouco diferente dos outros livros sobre a IIGG porque descreve as dificuldades que as mulheres passaram, não nos campos de concentração, mas nas suas próprias casas, durante a ocupação e o papel preponderante que tiveram na Guerra. 
É um livro fácil de encontrar, porque felizmente a Bertrand também pegou nele, senão só os sócios do Círculo de Leitores é que teriam acesso. Aqui ficam as capas e a sinopse do livro, que eu recomendo vivamente (rating 4,53 no Goodreads). Boas leituras! 


O Rouxinol de Kristin Hannah

 
Sinopse: Apaixonados, descobrimos quem queremos ser. Na guerra, descobrimos quem somos. França, 1939 Na tranquila vila de Carriveau, Vianne despede-se do marido, Antoine, que parte para a frente da batalha. Ela não acredita que os nazis vão invadir a França… mas é isso mesmo que fazem, em batalhões de soldados em marcha, em caravanas de camiões e tanques, em aviões que enchem os céus e largam as suas bombas por cima dos inocentes. Quando um capitão alemão reclama a casa de Vianne, ela e a filha passam a ter de viver com o inimigo, sob risco de virem a perder tudo o que têm. Sem comida, dinheiro ou esperança, e à medida que a escalada de perigo as cerca cada vez mais, é obrigada a tomar decisões impossíveis, uma atrás da outra, de forma a manter a família viva. Isabelle, a irmã de Vianne, é uma rebelde de dezoito anos, que procura um objetivo de vida com toda a paixão e ousadia da juventude. Enquanto milhares de parisienses marcham para os horrores desconhecidos da guerra, ela conhece Gäetan, um partisan convicto de que a França é capaz de derrotar os nazis a partir do interior. Isabelle apaixona-se como só acontece aos jovens… perdidamente. Mas quando ele a trai, ela junta-se à Resistência e nunca olha para trás, arriscando vezes sem conta a própria vida para salvar a dos outros. 
Com coragem, graça e uma grande humanidade, a autora bestseller Kristin Hannah capta na perfeição o panorama épico da Segunda Guerra Mundial e faz incidir o seu foco numa parte íntima da história que raramente é vista: a guerra das mulheres. "O Rouxinol" narra a história de duas irmãs separadas pelos anos e pela experiência, pelos ideais, pela paixão e pelas circunstâncias, cada uma seguindo o seu próprio caminho arriscado em busca da sobrevivência, do amor e da liberdade numa França ocupada pelos alemães e arrasada pela guerra. Um romance muito belo e comovente que celebra a resistência do espírito humano e em particular no feminino. Um romance de uma vida, para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário