quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Espetada de Lulas e Bacon

Adoro lulas e adoro bacon. A combinação dos dois... Um óptimo almoço para terminar o ano em beleza ;-)

Ingredientes:
(para 2 pessoas)
Lulas congeladas
150 gr de bacon fatiado
sal e pimenta q.b.
sumo de 1 limão
azeite q.b.

Preparação:
Depois de descongeladas, coloque as lulas a escorrer num passador e tempere-as com sumo de limão e umas pedras de sal (poucas, pois o bacon já é bastante salgado e o molho também leva um bocadinho de sal).
Coloque depois alternadamente nos espetos, as lulas cortadas ao meio e um pouco de bacon. Repita até esgotar todos os ingredientes.
Leve depois as lulas a grelhar na chapa, ou num grelhador eléctrico, até ficarem cozinhadas e o bacon crocante.
Prepare o molho com um pouco de azeite, sal, pimenta e sumo de limão, e regue com ele as espetadas depois de prontas.
Alternativamente, também poderá acrescentar pimento verde, que combina bastante bem!
Serva com arroz de cenoura ou batatas a gosto.
Bom apetite!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cinema: Sherlock Holmes

Título original: Sherlock Holmes

Género: Acção/ Aventura/ Thriller

Intérpretes: Robert Downey Jr., Rachel McAdams, Kelly Reilly, Jude Law, Mark Strong
.
Realização: Guy Ritchie

Ano: 2009/ Estados Unidos; Reino Unido; Austrália

Visto a: 28 de Dezembro 2009

Classificação: * * * * * * * * *

Sinopse: Numa nova abordagem ao mais famoso personagem de Arthur Conan Doyle, "Sherlock Holmes", o detetive e o seu leal parceiro Watson, encontram o seu último desafio. Revelando habilidades de luta tão letais quanto o seu lendário intelecto, Holmes vai lutar como nunca para derrubar um novo inimigo e desvendar uma conspiração mortal que pode destruir o país.

Altamente recomendável!

sábado, 26 de dezembro de 2009

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Sonhos de Natal :-)

Ingredientes:
Para a massa:
2,5 dl água
7 colheres sopa azeite
150g farinha
4 ovos
½ limão (raspa)
sal e óleo q.b.

Para a calda:
2dl água
200g açúcar
1 pau canela
1 casca limão


Preparação:Prepare a massa: Leve ao lume a água com o azeite e uma pitada de sal.
Deixe ferver.
Junte a farinha de uma só vez e mexa até obter uma bola que se solte do fundo da panela.
Retire do calor e deixe arrefecer um pouco.
Junte os ovos, um a um, mexendo sempre até ligar bem.
Acrescente a raspa de limão.
Deixe a massa repousar durante 15 min.
Aqueça o óleo numa frigideira funda.
Frite colheradas de massa.
Retire, escorra sobre papel absorvente e deixe arrefecer.
Entretanto, faça a calda: Leve todos os ingredientes juntos ao lume.
Deixe ferver durante 3 min.
Retire e deixe arrefecer.
Cubra os sonhos com a calda, se possível antes de servir.

Eu dobro sempre a receita, que a família apesar de não ser muito numerosa, gosta bastante deste doce :-)

Cinema: Avatar 3D

Título original: Avatar

Género: Acção/ Aventura/ Ficção Científica

Intérpretes: Sigourney Weaver, CCH Pounder, Joel Moore, Laz Alonso, Stephen Lang , Sam Worthington, Giovanni Ribisi, Michelle Rodriguez, Zoe Saldana

Realização: James Cameron

Ano: 2009/ Estados Unidos

Visto a: 21 de Dezembro 2009

Classificação: * * * * * * * * *

Sinopse: AVATAR conduz-nos por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante embarca numa jornada de redenção, descobertas e amor inesperado, ao liderar uma batalha heróica para salvar a civilização.
No futuro, Jaze é o ex-fuzileiro naval paraplégico enviado a um planeta chamado Pandora.
Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanóide Na’vi, com sua própria língua e cultura, e que entra em choque com os humanos...

sábado, 19 de dezembro de 2009

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cinema: Terapia para casais

Título original: Couples Retreat

Género: Comédia

Intérpretes: Faizon Love, Vince Vaughn, Malin Akerman, Jason Bateman, Jon Favreau

Realização: Peter Billingsley

Ano: 2009/ Estados Unidos

Visto a: 12 de Dezembro 2009

Classificação: * * * * * * *

Sinopse: Terapia para Casais é uma comédia romântica que acompanha quatro casais do Midwest numa viagem com destino a um resort numa ilha tropical. Enquanto um dos casais está lá para resolver o seu casamento, os outros três casais vão para se divertir e apanhar sol, mas rapidamente descobrem que a participação nas sessões de terapia de casal não é opcional… e as suas férias ganham subitamente nova dimensão, pois os problemas nas suas relações são abordados pelos terapeutas de forma singular. De repente, o grupo descobre que a sua viagem tem um preço, e têm que enfrentar os problemas que todos os casais enfrentam no dia-a-dia... mas de uma forma hilariante.

[Trailer]

Bacalhau com Natas

Ingredientes:
1 cebola
Azeite
Bacalhau
2 pacotes de Natas
Batatas fritas
Sal, pimenta branca, orégãos, alho
Pão ralado

Preparação:Desfia-se o bacalhau.
Coloca-se a cebola e o alho a refogar.
Junta-se o bacalhau e deixa-se refogar.
Entretanto, frita-se as batatas cortadas em palitos muito finos.
Tempere com sal, pimenta branca e oregão.
Adiciona-se as natas até cobrir o bacalhau.
Mistura-se as batatas fritas com o bacalhau.
Coloca-se num pirex de ir ao forno, e polvilha-se com um pouco de pão ralado.
Vai ao forno a tostar.
Servir quente.
Acompanhe com saladinha.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Diz-me onde moras...

"Um dos grandes problemas da nossa sociedade é o trauma da morada. Por exemplo. Há uns anos, um grande amigo meu, que morava em Sete Rios, comprou um andar em Carnaxide. Fica pertíssimo de Lisboa, é agradável, tem árvores e cafés. Só tinha um problema. Era em Carnaxide. Nunca mais ninguém o viu.Para quem vive em Lisboa, tinha emigrado para a Mauritânia!
Acontece o mesmo com todos os sítios acabados em *-ide*, como Carnide e Moscavide. Rimam com Tide e com Pide e as pessoas não lhes ligam pevide. Um palácio com sessenta quartos em Carnide é sempre mais traumático do que umas águas-furtadas em Cascais. É a injustiça do endereço.
Está-se numa festa e as pessoas perguntam, por boa educação ou por curiosidade, onde é que vivemos. O tamanho e a arquitectura da casa não interessam. Mas morre imediatamente quem disser que mora em Massamá, Brandoa, Cumeada, Agualva-Cacém, Abuxarda,Alformelos, Murtosa, Angeja? ou em qualquer outro sítio que soe à toponímia de Angola.
Para não falar na Cova da Piedade, na Coina, no Fogueteiro e na Cruz de Pau. (...) Ao ler os nomes de alguns sítios ? Penedo, Magoito,Porrais, Venda das Raparigas, compreende-se porque é que Portugal não está preparado para entrar na CEE.De facto, com sítios chamados Finca Joelhos (concelho de Avis) e Deixa o Resto (Santiago do Cacém), como é que a Europa nos vai querer integrar? Compreende-se logo que o trauma de viver na Damaia ou na Reboleira não é nada comparado com certos nomes portugueses. Imagine-se o impacte de dizer "Eu sou da Margalha" (Gavião) no meio de um jantar. Veja-se a cena num chá dançante em que um rapaz pergunta delicadamente "E a menina de onde é?", e a menina diz: "Eu sou da Fonte da Rata" (Espinho). E suponhamos que, para aliviar, o senhor prossiga, perguntando "E onde mora, presentemente?", só para ouvir dizer que a senhora habita na Herdade da Chouriça (Estremoz). É terrível.O que não será o choque psicológico da criança que acorda, logo depois do parto, para verificar que acaba de nascer na localidade de Vergão Fundeiro? Vergão Fundeiro, que fica no concelho de Proença-a-Nova, parece o nome de uma versão transmontana do Garganta Funda. Aliás, que se pode dizer de um país que conta não com uma Vergadela (em Braga), mas com duas, contando com a Vergadela de Santo Tirso?
Será ou não exagerado relatar a existência, no concelho de Arouca, de uma Vergadelas? É evidente, na nossa cultura, que existe o trauma da "terra". Ninguém é do Porto ou de Lisboa. Toda a gente é de outra terra qualquer.Geralmente, como veremos, a nossa terra tem um nome profundamente embaraçante, daqueles que fazem apetecer mentir. Qualquer bilhete de identidade fica comprometido pela indicação de naturalidade que reze Fonte do Bebe e Vai-te (Oliveira do Bairro).
É absolutamente impossível explicar este acidente da natureza a amigos estrangeiros ("I am from the Fountain of Drink and Go Away..."). Apresente-se no aeroporto com o cartão de desembarque a denunciá-lo como sendo originário de Filha Boa. Verá que não é bem atendido.(...) Não há limites. Há até um lugar chamado Cabrão, no concelho de Ponte de Lima! Urge proceder à renomeação de todos estes apeadeiros. Há que dar-lhes nomes civilizados e europeus, ou então parecidos com os nomes dos restaurantes giraços, tipo Não Sei, A Mousse é Caseira, ou Vai Mais um Rissól.(...)
Também deve ser difícil arranjar outro país onde se possa fazer um percurso que vá da Fome Aguda à Carne Assada (Sintra) passando pelo Corte Pão e Água (Mértola), sem passar por Poriço (Vila Verde), e acabando a comprar rebuçados em Bombom do "Bogadouro"', (Amarante), depois de ter parado para fazer um chi-chi em Alçaperna (Lousã).
' - Bogadouro é o Mogadouro quando se está constipado!!"
Miguel Esteves Cardoso
*
Ó meus amigos, porque será que hoje em dia toda a gente tem opinião sobre tudo e pior e mais grave ainda, porque se põem a opinar sobre assuntos que desconhecem??
Então este senhor, letrado doutor jornalista e escritor, não sabia ir ver ao Google que MOGADOURO, nada tem a ver com o município de Amarante? Não saberá pois que, Mogadouro é um município, limitado a norte pelos municípios de Macedo de Cavaleiros e de Vimioso, a nordeste por Miranda do Douro, a sueste pela Espanha, a sul por Freixo de Espada à Cinta e por Torre de Moncorvo e a oeste por Alfândega da Fé! (É só ir à Wikipédia) E para que não restem dúvidas, pertencemos ao distrito de Bragança, meu caro senhor.
E depois nunca ouvi na vida alguém dizer Bogadouro, nem agora com a gripe A, muito menos quando alguém está constipado.
Ah, só mais uma chamadinha de atenção, não diga "o" Mogadouro, deixe essas calinadas gramaticais para os matarruanos iletrados lá da terra, tá.
Tenho dito!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Cinema: Lua Nova

Título original: The Twilight Saga: New Moon

Género: Romance, Fantástico, Acção

Intérpretes: Robert Pattinson, Kristen Stewart, Taylor Lautner, Peter Facinelli, Ashley Greene

Realização: Chris Weitz

Ano: 2009/ Estados Unidos

Visto a: 5 de Dezembro 2009

Classificação: * * * * * * * *

Sinopse: A seguir à fatídica festa do 18º aniversário de Bella, Edward Cullen e a sua família abandonam a cidade de Forks, Washington, na tentativa de a proteger dos perigos inerentes ao seu mundo.
Quando a destroçada Bella vagueia pelo último ano do secundário, paralisada de medo e sozinha, descobre que a imagem de Edward regressa quando ela se encontra em apuros. O desejo de estar com ele a qualquer custo, leva-a a expor-se a riscos cada vez maiores.
Com a ajuda do seu amigo de infância Jacob Black, Bella renova a sua velha mota para a acompanhar nas suas aventuras. O coração gélido de Bella vai, gradualmente, derretendo devido à relação de companheirismo que estabelece com Jacob, um membro da misteriosa tribo Quileute, que tem o seu próprio segredo sobrenatural.
Quando o destino de Bella a coloca cara a cara com um antigo inimigo, apenas a intervenção de uma alcateia, constituída por lobos invulgarmente robustos, a salva de um sinistro destino. O encontro evidencia, assustadoramente, que Bella ainda se encontra em perigo iminente. Numa corrida contra o tempo, Bella descobre o segredo dos Quileutes e a verdadeira motivação pela qual Edward a deixou.
Ela vai ter ainda que enfrentar a possibilidade de um reencontro, potencialmente mortal, com o seu amado…

[Trailer]

Filme baseado no êxito literário de Stephanie Mayer, Lua Nova, da Saga Luz e Escuridão.

Frango com sopa de cebola e natas

Ingredientes:
1 Frango
1 emb. Sopa de cebola
1 pacote de Natas
100 ml de Leite
1 lata de cogumelos inteiros
3 colheres de sopa de polpa de tomate
Orégãos

Preparação:
Corta-se o frango aos pedaços e tira-se a pele e a gordura.
Coloca-se num pirex de forno.
À parte, junta-se a sopa de cebola, as natas, o leite e a polpa de tomate e mistura-se tudo com uma colher.
Por fim, juntar os cogumelos e envolvê-los neste molho.
Cobre-se o frango com a mistura anterior. Polvilha-se com orégãos e leva-se ao forno.
Servir com arroz basmati ou batata frita e salada.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Afinal...

Uma mulher de 145 kg parece-se com quê?
Antes de visualizar as imagens abaixo, imagine mentalmente o aspecto duma mulher com 145 kg de peso.
...
...
...









































A mulher mais alta e mais bem proporcionada do mundo vive na Holanda.
Mede 2.23 m e pesa 145 kg !

Que alívio! Agora todos sabemos que excesso de peso é uma treta; falta de estatura é que pode ser o problema! É lógico !

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cinema: 2012

Título original: 2012

Género: Ficção Científica, Acção

Intérpretes: John Cusack, Woody Harrelson, Oliver Platt, Thandie Newton, Amanda Peet, Danny Glover

Realização: Roland Emmerich

Ano: 2009/ Estados Unidos

Visto a: 30 de Novembro 2009

Classificação: * * * * * * * * *

Sinopse: Alguns séculos atrás, os Maias deixaram-nos o seu calendário com uma data para o fim do Mundo. Desde então, os numerólogos encontraram padrões que prevêem esta catástrofe, os geólogos dizem que a Terra vai dar de si, e nem mesmo os cientistas podem negar o cataclismo de proporções épicas que nos espera em 2012.
Uma profecia que começou com os Maias já foi vastamente discutida, falada, desmontada e examinada.
Em 2012, saberemos.
Nós fomos avisados...

[Trailer]

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Rolo de carne recheado

Esta receita é daquelas que rende. Aliás, por norma, as receitas com carne picada rendem sempre, e por isso é uma boa opção para cozinhar para um jantar com convidados.
Eu não era grande adepta de carne picada, mas aprendi a tolerar e nalgumas receitas aprendi mesmo a gostar (sim, porque os gostos também se educam). Esta foi uma delas :-P

Ingredientes:
Carne picada
1 pimento picado
Chouriço picado
Azeitonas verdes picadas
Cebola picada
1 ovo
1 emb. Sopa de cebola knorr
Queijo e fiambre fatiado

Preparação:
Junta-se a carne com o chouriço, o pimento, as azeitonas e a cebola bem picadinhos.
Adiciona-se a sopa de cebola.
Finalmente, envolve-se tudo com o ovo, até ficar bem ligado.
Estende-se num plástico o preparado, em forma rectangular.
Dispõe-se o queijo e por cima deste o fiambre fatiados.
Enrola-se e vai-se retirando o plástico.
Coloca-se num tabuleiro e vai ao forno.
A acompanhar, arroz basmati e salada.

domingo, 22 de novembro de 2009

Cinema: O Solista

Título original: The Soloist

Género: Drama

Intérpretes: Jamie Foxx, Robert Downey Jr., Catherine Keener, Lisa Gay Hamilton

Realização: Joe Wright

Ano: 2009/ Reino Unido

Visto a: 21 de Novembro 2009

Classificação: * * * * * * *

Sinopse: Quando o jornalista Steve Lopez vê Nathanlel Ayers a tocar de forma tão sentida o seu violino de duas cordas no Skid Row de Los Angeles, fica estupefacto. A princípio, é atraído pela oportunidade de fazer dele o tema de mais uma das suas colunas para o Los Angeles Times, Mas o que descobre sobre o misterioso músico das ruas deixa-o fascinado. Há trinta anos, Ayers tinha sido um promissor aluno de contrabaixo da Juilliard School até que foi vencido por um esgotamento mental. Quando Lopez o encontra, Ayers está sozinho, profundamente perturbado e desconfia de toda a gente, mas ainda é possível vislumbrar nele resquícios desse brilho. Os dois homens aprendem a comunicar através da música. A sua amizade vai passar por momentos dolorosos, pois Lopez imagina-se capaz de convencer Ayers a abandonar as ruas de Los Angeles. Aos momentos de triunfo segue-se sempre uma desilusão, mas nenhum dos dois desiste. E, embora a intenção inicial de Lopez seja salvar Ayers, acaba por constatar que a sua própria vida mudou profundamente.

[Trailer]

É uma boa história, mas no cinema, prefiro algo mais mexido, mais acção.

Seria um óptimo filme para uma matiné de Domingo, esticada no sofá ;-)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vídeo do Dia

Este tenho mesmo de partilhá-lo com vocês...




Lindo!
A miúda é uma artista ;-)

domingo, 15 de novembro de 2009

Mousse de Ananás

Mais uma sobremesa para adoçar os dias mais azedos :-S

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata ananás
1 pacote de gelatina de ananás
6 ovos


Preparação:
Junta-se as gemas, o leite condensado e o ananás partido aos pedacinhos (alternativo).
Mistura-se a gelatina com o sumo de ananás e leva-se ao lume.
Junta-se à mistura anterior.
Batem-se as claras em castelo e junta-se ao preparado anterior.
Servir frio.

sábado, 14 de novembro de 2009

Há coisas fantásticas, não há?

O maior FLASH MOB que se tem conhecimento até hoje (para quem não sabe, flash mob é uma aglomeração instantânea de pessoas num local público para realizar determinada acção inusitada previamente combinada, estas dispersam-se tão rapidamente quanto se reunem) , numa actuação dos Black Eyed Peas, com a música mais cool do Verão'09, "I gotta feeling"!



Spetáculo ;-)

Cinema: Orfã

Título original: Orphan

Género: Drama, Terror, Thriller, Suspense

Intérpretes: Vera Farmiga, Jimmy Bennett, Lorry Ayers, Peter Sasgaard
.
Realização: Jaume Collet-Serra

Ano: 2009/ E.U.A.

Visto a: 13 de Novembro 2009

  • Classificação: * * * * * * * * *
  • Sinopse: A trágica perda espontânea do bebé de Kate e John, teve consequências devastadoras no seu casamento e Kate é constantemente atormentada por pesadelos e assombrada por demónios de seu passado. Lutando para recuperar alguma estabilidade nas suas vidas, o casal decide adoptar outra criança. No orfanato local, tanto John como Kate encontram-se estranhamente atraídos por uma jovem rapariga chamada Esther. No entanto, pouco depois de acolherem a criança, começam a acontecer uma série de estranhos eventos, levando Kate a crer que há algo de errado com Esther. Para garantir a segurança de sua família, Kate tenta mostrar a John e ao resto da família a verdadeira Esther. Mas ninguém acredita nela e pode ser demasiado tarde para todos...

[Trailer]

domingo, 8 de novembro de 2009

Courgettes recheadas

Esta receita é estritamente para grandes amantes de vegetais. Pois, mesmo tendo adicionado atum à receita original, é muito legume junto!


Ingredientes:
2 courgettes
1 tomate maduro
1 cenoura
Atum
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
cogumelos
azeite, sal, Pimenta, ervas aromáticas
queijo mozzarella

Preparação:Cortar as courgettes ao meio e tirar o interior de modo a ficar com a parte de fora da courgette inteira para poder rechear.
Refogar a cebola com o azeite.
Picar os pimentos (verde e vermelho), o recheio da courgette, a cenoura aos cubos e juntar ao refogado.
Juntar o tomate e os cogumelos.
Deixe apurar um pouco e temperar.
Dar uma fervedura às carapaças das courgettes.
Colocar as carapaças num tabuleiro para ir ao forno.
Recheá-las com o guisado de legumes e cobrir com o queijo ralado.
Levar ao forno até o queijo derreter e ficar gratinado.

Cinema: Orgulho e glória

Título original: Pride and Glory

Género: Thriller

Intérpretes: Edward Norton, Colin Farrell, Jon Voight, Noah Emmerich

Realização: Gavin O'Connor

Ano: 2008/ E.U.A.

Visto a: 7 de Novembro 2009

Classificação: * * * * * * * * *

Sinopse: Uma saga centrada numa família de multi-gerações de agentes da polícia de cidade de Nova Iorque. Os códigos morais da família são testados quando Ray Tierney investiga um caso que revela um escândalo incendiário de corrupção da polícia envolvendo o seu próprio cunhado. Para Ray, a verdade é reveladora, uma Caixa da Pandora que ameaça voltar ao contrário não só o legado de Tierney mas de toda a NYPD.

Assim que vi o cartaz protagonizado por Edward Norton, pensei para com a minha pessoa: "Bem, este deve ser um g'anda filme" e não me enganei.
Tal como em muitas outras interpretações de mestre, relembremo-lo em "A raiz do medo"; "Dragão vermelho", "América proibida"; "O ilusionista"; "Sem saída", entre outros, Edward Norton é considerado por muitos, eu incluída, um dos melhores actores da sua geração.
E quem diz que este senhor já é quarentão, hem?

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Frase do dia

"Todos pensam em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
(Pergunta vencedora num congresso sobre vida sustentável.)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Karting

Mais um Domingo bem passado na ilha das Bananas!!
A começar pelo almocinho à maneira, no Faial, e mais uma nova experiência gastronómica.
Pois é, desta vez foi Francesinha de Polvo... babem que é caso para isso... mnham mnham!!

E depois adrenalina!!

Foi a minha estreia no Kart e A-DO-REI!!
Apesar de ter sido ultrapassada e "re-ultrapassada" por toda a gente...
Para mim, eu ia a mil à hora, mas a verdade é que estava sempre a ser passada pelos meus parceiros de kart, por isso não seria bem assim... :-S
Mas é sem dúvida uma experiência a repetir :-)
Altamente recomendável!!
Have fun :-D

domingo, 1 de novembro de 2009

Receitas no Wok

Esta maravilha asiática prepara uns manjares muito saborosos e sobretudo, saudáveis.
Aqui ficam algumas das receitas que eu costumo fazer nele.

Vegetais com Marisco:
1 courgette
1 cenoura
Macedónia de vegetais congelados
(feijão verde; milho; ervilhas; pimento)
Bambo
Delicias do mar
Camarão congelado 40/50
Sal, pimenta, especiarias

O primeiro passo a dar é tirar o camarão e as delícias do congelador, com meia hora de antecedência da confecção.
Cortar a courgette e a cenoura aos cubos pequenos.
Juntar a macedónia de vegetais.
Colocar o wok ao lume e regar com um fio de azeite. (Muito pouco, pois o que o wok tem de bom é que não necessita de muita gordura para os alimentos não pegarem, pois é anti-aderente.)
Adicionar a mistura dos vegetais anterior.
Deixar refogar um pouco.
Entretanto, cortar as delicias.
Misturar o camarão, as delicias e o bambo e deixar refogar mais um pouco.
Se for necessário juntar um pouco de água.
Temperar e deixar apurar.

Vegetais com Bacon:
1 courgette cortada aos cubos
1 cenoura cortada aos cubos
Couve repolho cortada em Juliana
Bambo
Chouriço corrente cortado aos cubos
Bacon


Colocar um fio de azeite no wok e por em lume médio.
Adicionar o bacon cortado aos bocadinhos e deixar aloirar. Juntar os vegetais e deixar refugar.
Temperar a gosto e adicionar o chouriço e o bambo.
Deixar apurar.

Basicamente podem pegar nos vegetais que têm no frigorifico (pimento, cenoura, courgette...), cortar e meter no wok. E depois juntar atum, bacon, frango, marisco, o que quiserem, e deixar apurar. Evidentemente, que quando for bacon ou frango, será a primeira coisa a colocar no wok para refogar e só depois se junta os vegetais.
Atenção: Só se deve utilizar a colher de pau ou utensilios de plástico, nada de metais, pois estraga o Wok.

Cinema: Assalto ao metro 123

Título original: The Taking of Pelham 1 2 3

Género: Thriller

Intérpretes: John Travolta, Denzel Washington, James Gandolfini, John Turturro, Luis Guzmán

Realização: Tony Scott

Ano: 2009/ E.U.A.

Visto a: 31 de Outubro 2009

Classificação: * * * * * * *

Sinopse: Walter Garber (Denzel Washington) éum funcionário do Metro de New York, cuja vida irá ser afectada devido ao sequestro de um metro. Ryder (John Travolta) é o autor do crime, que, como líder de uma gangue de 4 pessoas altamente armadas, ameaça executar os passageiros que estão na carruagem, a não ser que o resgate seja pago dentro de uma hora. Com a tensão a aumentar, Garber utiliza seu vasto conhecimento do sistema de Metro para despistar Ryder e salvar os reféns. Mas há um enigma que Garber não consegue resolver: mesmo que os ladrões recebam o dinheiro, como podem eventualmente escapar?

[Trailer]

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Diz que é uma espécie de Brigadeiros...

E como prometido é devido, cá está ela, a dita dedicatória à transmissora do segredo mais bem guardado da gastronomia Portuguesa, ilhas incluidas (desculpem, não resisti!), a Sónia Teacher!
Esta receitinha é bastante simples e rápida, mas um bocado, como é que eu hei-de dizer isto sem que vos tire a vontade de a fazer ou comer... hum... alguém conhece um sinónimo bonito para a palavra nojenta? É pessoal, não gosto de meter as mãos na massa, literalmente falando, e para esta receita nem há volta a dar... get use to, I guess!
Então cá vai a dita cuja:


Ingredientes:
4 ovos inteiros
6 colheres de açúcar
6 colheres de Nesquik ou outro chocolate em pó
6 colheres de côco ralado
1 pacote ou 1 pacote e meio (depende) de Bolacha Maria ralada

Preparação:
Misturar os ovos, o açúcar, o chocolate e o côco ralado (e agora a parte pior) com as mãos.
Eu deixei esta parte até ao limite, misturei tudo com a colher de pau, e só meti as mãos na parte seguinte.
Depois, vá acrescentando a bolacha até formar uma massa que se despegue das mãos.
Quando isso acontecer, formam-se bolinhas e passam-se por um pouco de côco ralado, para decorar.
Algumas dicas da Sónia Teacher:
Se por acaso juntares bolacha a mais e ficar muito seco juntas mais um ovo.
Não deve ficar muito seco, mas sim um pouquinho pastoso para depois ir ao frigorífico e ficar bom.
Sim, amiga, ficaram muito bons!!
Obrigada pela receitinha :-)

Cinema: S. Valentim Sangrento 3D

Título original: My Bloody Valentine

Género: Terror

Intérpretes: Kerr Smith, Jaime King, Jensen Ackles, Betsy Rue

Realização: Patrick Lussier

Ano: 2009/ E.U.A.

Visto a: 30 de Outubro 2009

Classificação: * * * * * * * * *

Sinopse: Há 10 anos, uma terrível tragédia mudou a pequena cidade de Harmony para sempre. Tom, um mineiro inexperiente, provocou um acidente que encurralou e tirou a vida a cinco homens.
Um ano depois, no Dia de São Valentim, Harry, o único sobrevivente do acidente, acordou do coma em que estava e assassinou brutalmente 22 pessoas com uma picareta.
Dez anos depois, Tom regressa à cidade de Harmony no Dia de São Valentim, ainda assombrado pelas mortes que provocou. Numa tentativa de se redimir do passado, Tom procura a sua ex-namorada, Sarah, agora casada com o seu antigo amigo, Axel, o xerife local.
Mas esta noite, após anos de sossego, o terror regressa à pacata cidade de Harmony – há um assassino à solta escondido atrás de uma máscara de mineiro e armado com uma picareta.
Tom, Sarah e Axel acreditam tratar-se de Harry, que terá regressado para ajustar contas com eles…
*
*
Brutal!!
Fez-me dar alguns pulos na cadeira...
Notificação: Fãs do "Sobrenatural" não podem perder este filme!
Não, não fala em fantasmas, maldições, demónios, nem coisa que se pareça, mas tem lá um dos melhores motivos para seguir a série - o Jensen Ackles, actor que interpreta o personagem Dean Winchester.
E justiça seja feita, vê-lo em 3D é ainda melhor LooooooooL

sábado, 24 de outubro de 2009

Tentação

Sobremesa para um almoço de amigos... :-)


Ingredientes:
2 pudins de caramelo Boca doce
2 pacotes natas
1 1/2 pacote bolacha Maria
Café q.b.
Chocolate para polvilhar

Preparação:
Prepare o pudim seguindo as instruções da embalagem.
Deite-o numa terrina funda e larga. (Como a da foto)
Sobreponha sobre o preparado com bolacha embebida em café quente.
Cubra com as natas batidas.
Polvilhe com choc em pó.

Muuuito simples e delicioso!

Se bem que desta vez a bolacha não ficou a preceito, porque as passei pelo café já morno, a dar para o frio. Por isso já sabem, passem sempre as bolachas pelo café quente, que assim é que fica bem.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mercado das Oportunidades

A partir de hoje e até 29 de Outubro tem lugar na Placa Central do Funchal o Mercado das Oportunidades.
Já fui lá dar uma espreitadela e encontrei umas pechinchices jeitosas... 7 livros por 7 euros!! (1 euro cada!!)
São livros que saíram numa colecção do jornal DN: Os grandes génios da literatura universal.
Mais uns amiguinhos que vão para a prateleira, mas que não ficam esquecidos! Até porque tenho o desafio pessoal dos 1001 livros para ler antes de morrer e grande parte das obras que adquiri hoje figuram na lista :-)
Bem, mas no mercado não há SÓ livros... também tem vestuário, sapataria, artigos para o lar, entre outros.
Toca aproveitar, pessoal!

Aqui fica a noticia mais aprimorada:
"É já na próxima sexta-feira que será inaugurada a II edição do Mercado de Oportunidades, uma iniciativa da ACIF que irá decorrer até 29 de Outubro na placa central da Avenida Arriaga. A feira, que contará com 49 tendas, constitui uma grande oportunidade para os consumidores poderem adquirir produtos, principalmente vestuário, calçado e decorações, a preços mais atractivos do que o habitual.
O II Mercado de Oportunidades, que será inaugurado na sexta-feira pelas 16:30 horas, terá 49 tendas contando com praticamente com o mesmo número de expositores, sendo que em relação à I edição a II conta com 5 ou 6 novas lojas." (fonte: Jornal da Madeira)

Bom fim-de-semana e boas compras ;-)

Cinema: Marido por acidente

Título original: Accidental Husband

Género: Comédia, Romance

Intérpretes: Uma Thurman, Colin Firth, Jeffrey Dean Morgan, Isabella Rossellini

Realização: Renny Harlin

Ano: 2008/ Reino Unido

Visto a: 23 de Outubro 2009

Classificação: * * * * * * * *

Sinopse: A estrela da rádio Dra. Emma Lloyd e o seu editor e noivo Michael pensam que obter uma licença para casar em Nova Iorque deve ser mais fácil que conseguir carta de condução. Afinal, não há testes escritos nem análises de sangue, têm os dois mais de 18 anos e não são parentes. Mas Emma já é casada! Será que alguém se pode esquecer acidentalmente que já tem um marido? Mas quando Emma receita sem pensar alguma da sua "canja para o coração" através das ondas da rádio e um fiel ouvinte segue os seus conselhos, a vida amorosa do bombeiro Patrick Sullivan extingue-se subitamente. Agora, Patrick quer vingar-se, e depois de ler no jornal a notícia do iminente casamento da boa doutora, descobre a maneira perfeita de o fazer: basta uma apresentadora que sabe tudo, um furioso bombeiro nova-iorquino, um ás dos computadores capaz de entrar no sistema da Câmara, e já está! Emma não pode casar, porque já tem marido… precisamente Patrick!

[Trailer]

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Literatura: "Fúria divina" - José Rodrigues dos Santos

O novo romance de José Rodrigues dos Santos está aí a rebentar!
A aventura de Tomás Noronha (para mim, o Robert Landon português) continua...

Sinopse: "Uma mensagem secreta da Al-Qaeda faz soar as campainhas de alarme em Washington. Seduzido por uma bela operacional da CIA, o historiador e criptanalista português Tomás Noronha é confrontado em Veneza com uma estranha cifra: 6AYHAS1HA8RU. Ahmed é um menino egípcio a quem o mullah Saad ensina na mesquita o carácter pacífico e indulgente do islão.
Mas nas aulas da madrassa aparece um novo professor com um islão diferente, agressivo e intolerante. O mullah e o novo professor digladiam-se por Ahmed e o menino irá fazer uma escolha que nos transporta ao maior pesadelo do nosso tempo.
Baseando-se em informações verídicas, José Rodrigues dos Santos confirma-se nesta obra surpreendente como o mestre dos grandes temas contemporâneos. Mais do que um empolgante romance, Fúria Divina é um impressionante guia que nos orienta pelo labirinto do mundo e nos revela os tempos em que vivemos.
Este romance foi revisto por uma dos primeiros operacionais da Al-Qaeda." (in wook)

Gosto bastante dos livros de JRS. Já li todos os romances, mas o meu favorito foi mesmo "O sétimo selo", que trata um tema actual e urgente que é o aquecimento global. Deveria ser leitura obrigatória, para ver se despertava algumas mentes adormecidas no que toca a ecologia e desenvolvimento sustentável!

Equiparo muito os livros dele com os de Dan Brown. Daí a minha comparação da personagem Robert Landon com Tomás Noronha.

Coincidentemente, "O símbolo perdido", novo romance de Dan Brown com o personagem Robert Landon, também será lançado na nossa língua ainda este mês (28 de Outubro)!

São livros que apesar de grossos, se lêem bem, pois são histórias com ritmo e que deixam o bichinho de descobrir o que se vai passar a seguir.

Este vai com certeza ser uma das minhas futuras leituras :-)

(Visitem o meu Blog sobre literatura em http://ratinhodebiblioteca.blogspot.com/)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Teatro em cena: Vou-te bater!

Em cena de 15 de Outubro de 2009 a 31 de Outubro de 2009

Nas palavras dos autores deste êxito de comédia em várias reedições, era "necessário aumentar a produção de gargalhadas" na Madeira, razão para mais uma série "com novos textos, novas roupagens e os idiotas do costume".
Assim, temos de novo Nuno Morna e Pedro Ribeiro acompanhados por António Raminhos e Carlos Moura, "que sabem o que é uma poncha, mas nunca comeram milho frito, e sempre que tentam imitar o sotaque madeirense sai-lhes açoriano.
Cubanos típicos mas com um sentido de humor fabuloso".De novo Pedro Ribeiro, Carlos Moura, António Raminhos e Nuno Morna "vão expor no palco toda a verborreia e tonteria que os caracteriza, em registos cómicos muito variados.
Haverá espaço para tudo: para o improviso e humor físico de Morna, para a histeria dividida em múltiplas personagens de Pedro Ribeiro, para o humor sexual e sem tabu de Raminhos, e para a acutilante crítica de costumes de Carlos Moura", dirigidos a um público madeirense "que já se habituou a esta linguagem".
A loucura de VOU-TE BATER! ataca de novo!

Onde: 15 a 18Out - Casa das Mudas - Calheta
20 a 31Out - Auditório da RDP Madeira - Funchal

Horário:18Out: 18:00 Restantes dias: 21:30, com sessões extra a 24 e 31Out às 18:00

Preço: 10 €

Agendado para os próximos dias ;-)

Cinema: Sem Provas

Título original: Cleaner

Género: Thriller

Intérpretes: Samuel L. Jackson, Eva Mendes, Ed Harris, Luis Guzmán

Realização: Renny Harlin

Ano: 2007/ E.U.A.

Visto a: 16 de Outubro 2009

Classificação: * * * * * * *

Sinopse: Se alguém morre em nossa casa, a polícia encarrega-se de recolher o corpo. Mas o que poucos sabem é que fica por nossa conta a limpeza do local. Como muitos não têm estômago para este género de trabalho, ligam para Tom Cutler. Tom é o que se pode chamar um "Limpa-Provas", o homem que elimina qualquer traço de sangue, cheiro, manchas. Quando Tom recebe indicação para limpar a cena de um crime brutal num bairro da alta sociedade depressa se apercebe que o crime nunca foi reportado à polícia e que apagou todo e qualquer rasto do que efectivamente aconteceu. A mulher que vive na casa, Ann Norcut, não sabe da ocorrência de nenhum crime na sua casa, sabe apenas que o seu marido desapareceu. E pede encarecidamente a Tom para o encontrar...


terça-feira, 6 de outubro de 2009

Flan de Courgettes


Encontrei esta receita na net, quando procurava receitas com courgette.

Dá para servir como refeição leve ou como acompanhamento. Para forma usei uma de bolo inglês em silicone.



Ingredientes:

2 courgettes
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta
3 ovos grandes
100 ml de natas
75 g de queijo ralado em fios
Ervas de Provence q.b.

Preparação:
Ligar o forno a 180ºC.
Lavar as courgettes e eliminar as pontas.
Ralar com o ralador grosso.
Aquecer o azeite numa frigideira.
Juntar as courgettes e refogar até ficarem macias e não restar quase líquido nenhum na frigideira.
Temperar com sal e pimenta.
Retirar do lume e reservar.
Bater os ovos com as natas.
Adicionar o queijo ralado e ervas a gosto.
Juntar as courgettes e misturar muito bem.
Transferir o preparado para uma assadeira ou uma forma não muito grande (ou taças de aluminio individuais).
Levar ao forno por 15-20 minutos, a 180ºC, ou até o flan se apresentar dourado.
Retirar do forno e deixar repousar por 5 minutos antes de servir.

Bom apetite!

Cinema em Casa: A raíz do medo

Porque é que os grandes filmes dão durante a semana a horas vergonhosamente tardias e temos filmes fatelas de fundo de baú ao Sábados e Domingos à tarde?
Sim, é certo que este também já é um bocado fundo de baú, mas é um grande filme!!

TVI - 1 da "matine" de hoje... ou melhor de amanhã, que passa da meia-noite.

Um filme de 1996, com um excelente argumento e a fantástica interpretação de Edward Norton e Richard Gere!

Aqui fica a sinopse para quem ainda não teve a oportunidade de ver:
Culpado? Inocente? Estas questões não são para o grande e poderoso advogado de Chicago, Martin Vail (Richard Gere) decidir. O seu trabalho consiste apenas em defender - especialmente se o julgamento irá por o seu nome nos cabeçalhos dos jornais e levar a sua carreira mais longe.
Quando Vail ouve que um pobre rapaz do coro (Edward Norton) é acusado de ter assassinado o arcebispo local, ele agarra este caso, procurando ficar no centro das atenções dos media. Mal ele sabe que este caso irá revelar um ninho de corrupção pondo-o em confronto com a promotora de justiça (Laura Linney) e sua ex-namorada, pondo à prova toda a sua perícia, discernimento e mesmo a sua filosofia de vida: ganhar a qualquer custo.