sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cinema: Os homens que odeiam as mulheres

Finalmente, chegou ao grande ecrã e agora na língua de Shakespeare (pois já havia a adaptação cinematográfica em Sueco, língua materna do autor) a trilogia "Millenium" de Stieg Larsson. As 539 páginas do primeiro volume da trilogia, que dá também nome ao filme, tem uma das personagens femininas mais carismáticas da atualidade, Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma grande investigadora e uma das melhores hackers do seu país.
A história central retrata um jornalista de economia, Mikael Blomkvist, que precisa de uma pausa, pois acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerstöm e condenado a três meses de prisão. Decide então afastar-se temporariamente das suas funções na sua revista "Millenium".
Na mesma altura, recebe uma missão invulgar. Henrik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais do país, quer que Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o queaconteceu com a sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer.
Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander...


Sobre o autor: O escritor sueco Stieg Larsson não era só um jornalista com grandes habilidades informáticas, tinha uma missão pessoal contra a extrema-direita e recebeu ameaças de morte dos seus numerosos inimigos políticos, daí que, depois deste fumador compulsivo e workaholic ter tido um ataque cardíaco ao subir uma escada até a redacção da revista Expo, da qual era sócio, tenham proliferado numerosas teorias da conspiração.

Os livros:

2 comentários:

  1. Tenho imensa vontade de ir ver. Tenho pena de não ter conseguido ver o original sueco, pois o actor que faz de Blomkvist parece-me muito mais próximo do que imaginei com a leitura da trilogia. bjs

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também ainda não vi o sueco, mas estou mais curiosa com a personagem da Lisbeth. Parece que a atriz esteve muito bem :-)
      Irei vê-lo pra semana. Estou em pulgas! Bjinhos :-)

      Eliminar