quinta-feira, 18 de abril de 2019

Acumuladora em mudança

É verdade, eu assumo. Sou consumista e acumuladora. Mas estou a fazer um grande esforço para tentar mudar isto. Mesmo!
Vou deixar aqui a minha parte de acumuladora de produtos cosméticos. Eu sou um bocado viciada em skin care e não posso ver um produto novo que quero logo experimentar. E depois de tanto ouvir falar da K-beauty ou rotina de pele das coreanas comprei ainda mais produtos.  
E é assim que se chega a este ponto. Há realmente produtos que eu vou recomprar quando estes terminarem, mas a maioria não fazem o que prometem ou não se adaptaram convenientemente à minha pele ou simplesmente não preciso deles, e por isso, não vou recomprar garantidamente. 
A caminhada da vergonha começa agora:

Categoria I - Limpeza de pele 
Espuma de limpeza Caudalie - É uma espuma muito suave que não agride a pele. Também gosto de a misturar com o esfoliante que é bastante abrasivo e assim já fica menos agressivo. Só vou recomprar se sair nalgum coffret, como estas duas. 
Garnier esfoliante diário Pure Active- Não vou recomprar, porque quero evitar esfoliantes físicos e com micro-partículas, porque são agressivos para a pele e prejudicam o meio ambiente. O mesmo para o esfoliante da Caudalie (que não está na foto), da Loreal (o verde claro) e o da Nivea (azul claro). 
Peeling Esfoliante The Body Shop - Da gama Drops of youth este é o esfoliante que eu vou escolher para ficar. Tenho 2 (não estão na foto). Adoro. Só para usar 2 vezes por semana, como qualquer esfoliante.   
Gel limpeza Tea Tree The Body Shop - Este devo recomprar porque é ótimo para controlar a oleosidade da minha pele. 
Óleo desmaquilhante Caudalie - Este comprei por causa da K beauty, que segundo os passos, o primeiro é desmaquilharem-se sempre com óleos ou bálsamos. Não vou recomprar. 
Água micelar em gel - Já usei uma embalagem e esta tinha em stock, mas não vou recomprar. 
Máscara Glamglow branca - Ainda está por experimentar. Não vou recomprar. 
Máscara Glamglow azul hidratação - Não se adapta muito bem ao meu tipo de pele, por isso, não vou recomprar. 
Máscara Detox Caudalie - Esta veio num coffret, já usei a full size e é ótima. Por isso, quando acabar as mil máscaras que tenho é esta que vou recomprar. 

Água Micelar Avéne - Usei esta durante anos, mas depois foram aparecendo outras no mercado e lá vai a Sónia a querer experimentar todas e mais algumas. Não vou recomprar, já encontrei melhores e mais acessíveis. 
Água micelar bifásica laranja - Um desmaquilhante bifásico e que remove produtos à prova de água é ótimo. Não vou recomprar. 
Água micelar bifásica azul  - Um desmaquilhante bifásico e que remove produtos à prova de água é ótimo. Vou recomprar esta, porque é mais adequada ao meu tipo de pele (sensível). 
Água micelar Bioderma - Todo o mundo fala bem desta água, ainda só experimentei o travel size e não achei nada de muito diferente das outras águas micelares. Depois de usar estas pode ser que mude de ideias, mas para já é para não recomprar. 

Categoria II - Águas e tónicos
Água de beleza Caudalie - Todo o mundo fala maravilhas também, dura imenso tempo, é verdade, mas será que é assim tão diferente da água termal? O preço é. Muito! Ainda tenho uma cheia e outra a metade, deve durar uns 2 anos... Não devo recomprar. 
Tónico Clean & Clear- Este é quase álcool puro. Não vou recomprar.
Tónico La Roche Posay Serozinc - Outro que também falam maravilhas e eu não vejo grandes diferenças. Não vou recomprar.
Tónicos Ziaja - Este como dá para ver gosto bastante. É de tee tree e é muito bom para pele oleosa. Vou recomprar. 
Tónico Clinique - Comprei há pouco tempo, ainda não consigo ver se realmente é a opção certa para mim. Tem bastante álcool, o que me deixa um pouco reticente. Não vou recomprar. 
Água termal Uriage/ Avene - Estas são sempre para recomprar porque são bastante calmantes e para quem tem pele sensível como eu são muito boas. Já usei várias marcas e sinceramente são tudo mais do mesmo, o que pode mudar é o difusor. Gosto bastante do difusor da Uriage. Recomprar. 
Bruma hidratante The Body Shop - Não foi um produto que me conquistasse por aí além. Na altura até o comprei para colocar à noite, já que eu não me dou muito bem com cremes de noite. Não vou recomprar. 


Categoria III - Máscaras
Máscara purificante Caudalie - A minha preferida continua a ser a detox. Não vou recomprar. 
Máscaras L'oreal - De todas que experimentei até agora a minha preferida é a cinza, a detox. Mas ainda não experimentei todas. A esfoliante não gosto muito, a verde e a azul são boazinhas.    Só devo recomprar a detox. 
Esfoliante Loreal açúcares suaves Kiwi - este esfoliante tem um cheirinho tão booooommmm. Gosto bastante e é à base de produtos naturais. Mas é na mesma um esfoliante físico. Não devo recomprar.
Máscara esfoliante Himalaias The Body Shop - Gente, que máscara é esta? Adoro! Muito semelhante à da Glamglow preta, mas metade do preço, ou menos. Vale muito a pena. Deixa a pele com efeito "rabinho de bebé". Recomprar. 
Máscara Neutrogena - Ainda não usei. Esses formatos mais pequenos costumo guardar para quando vou viajar. Comprei na altura num site online só para perfazer o valor para não pagar portes. 

Categoria IV - Séruns e óleos
Sérum SOS hidratante Caudalie - Este já tenho um novo antes do outro acabar, porque adoro! É ótimo para quem tem pele oleosa porque é muito leve. Recomprar. 
Sérum Anti-manchas Caudalie - Gosto bastante deste sérum, mas não sei se vou recomprar porque não tenho grandes problemas de manchas na pele. Mas quando tiver vou recomprar.
Sérum anti-imperfeições - Ainda não usei o suficiente para confirmar a minha teoria, apesar de ter usado o Kit de experimentação, mas acho que este sérum me provoca ainda mais borbulhas. Por isso, não recomprar. 
Sérum anti-idade Caudalie - Este a minha pele não aceitou muito bem. Não recomprar. 
Sérum Advanced Night repair Estée Lauder - Outro que está nas bocas do mundo como o melhor sérum de sempre. A mim ainda não me convenceu. Não vejo melhorias significativas com o uso. Não devo recomprar. 
Óleo detox de noite  Caudalie - Para quem tem pele oleosa não deve abusar muito do uso deste produto, mas para usar 2 vezes por semana, é um produto interessante. Deve ser excelente para quem tem pele seca. Consigo viver sem ele? Sim. Dura imenso, porque só se podem usar 3 a 5 gotas por utilização. Não recomprar. 
Bio Oil - Este é para a cara e o corpo. Tenho este e outro maior. Dura eternidades se só usarmos na cara. Não devo recomprar. 

Categoria V - Cremes de rosto
Protetor solar Avene com e sem cor - este é o meu fiel amigo há mais de 10 anos. E agora tem uma nova fórmula, mais fluída, para pele oleosa que é ainda melhor para mim. Recomprar. 
Creme anti-idade Caudalie - Não vou recomprar. 
Creme Tee Tree The Body Shop - Também está novo. 
Creme anti-imperfeições Avene - Este é aquele que uso quando estou mais atacada de borbulhas. Para já é para não recomprar. 
Creme de noite Caudalie - Tem fama de ser bom, mas não é para mim, porque não me dou com cremes de noite. Estou a gastá-lo no pescoço, que é o que faço quando os cremes não resultam na minha cara e para não os desperdiçar, uso-os no pescoço, pois não é uma zona tão sensível. Não recomprar. 
Essência Caudalie - Mais um dos passos da beleza coreana. Acho que também me provoca borbulhas, por isso estou a usar com cautela. Não recomprar. 
Creme multifuncões Embryolisse - Outro para usar com muita cautela porque é bom, mas para quem tem pele oleosa tem de fazer uso moderado. Também é bom para assaduras. 
Sebologie concentrado Lierac - É aquele frasquinho verde pequenino que se usa à noite só nas borbulhas. Ajuda, mas não faz milagres. Não devo recomprar. 
Pasta SOS cuidado localizado Uriage - Igual ao anterior, só que em pasta. Não recomprar. 
Lierac Prescription Anti-imperfeições Adultos - Este não ficou na foto, mas é o que funciona melhor comigo quando estou com mais borbulhas. Aplica-se com um algodão à noite. Recomprar. 
Creme contorno de olhos Martina Gebhardt - Um creme muito rico e hidratante para o contorno dos olhos. Mas quero deixar de usar estes cremes. Não vou recomprar. 
Creme contorno de olhos Caudalie - A mesma coisa. Não vou recomprar porque não preciso destes cremes de zona específica. 
Creme hidratante 72h Clinique - Este estou a usar há pouco tempo. Tem uma textura em gel muito agradável. Tenho de usar mais tempo para tirar conclusões. 
Creme hidratante Tee tree Oriflame - Um cremezinho muito leve e bom para pele oleosa. Gosto muito dele, mas para já, como tenho tantos por acabar e começar, é para não recomprar. 

Categoria VI - Lábios
Bálsamo geleia real Oriflame - Não vou recomprar. 
Esfoliante lábios Primar - Apesar de gostar do efeito, como ando a cortar aos esfoliantes, não devo recomprar. 
Carmex - É o meu preferido, a minha salvação. Uso sempre à noite e de manhã tenho os lábios suaves e hidratados. Recomprar. 
Carmex baunilha - Prefiro o original. Não vou recomprar. 
Latibalm - Este é bom para os lábios gretados e para o nariz também. Dura imenso. 
Nuxe Rêve de Miel - Este também falam maravilhas, mas para mim não dá. Não vou recomprar.
Geleia Real Oriflame - Está nesta categoria, mas este produto é um multifuncões. E pelo seu poder cicatrizante é uma recompra garantida.
French Kiss Caudalie - Um bálsamo que dá uma corzinha aos lábios, veio num coffret de Natal. Não vou recomprar. 
Balmi de coco - Há com diferentes aromas. Gosto muito do cheirinho, mas o fecho estragou-se logo. Não vou recomprar. 
Hidratante Caudalie -  Ainda está novo (não está na foto). Veio com um conjuntinho (creme de mãos e bálsamo). Prefiro o Carmex. Não vou  recomprar. 

Categoria VII - Cremes de corpo


Cremes Revlon com doseador- Coco, figura perfeita e Argan. Não são nada de especial. Não vou recomprar. 
Lierac para pele seca - Este é o meu creme de corpo preferido. Recomprar. 
Leite de hidratante Clarins - Não vou recomprar. 
Boião SOS Revlon - É um creme bastante hidratante, gosto mais do que os do doseador. Mas não vou recomprar. 
Manteiga corporal The Body Shop - Nada de especial. Não vou recomprar. 
Cool Relax - Uso na zona abdominal para efeito crio no verão. É bastante refrescante e supostamente ajuda a combater a celulite. Vou recomprar. 

Categoria VIII - Cabelos
Espuma volume Loreal - Gosto muito e faz bastante efeito. Tenho 2. Mas quando terminarem devo recomprar. 
Espuma para caracóis Loreal - Não sei se não estou a usar corretamente, mas não gosto do efeito que fica. Não vou recomprar. 
Shampoo seco Batiste - Adoro. Tenho 4. É bom para uma urgência quando queremos sair e não temos tempo de lavar o cabelo ou para dar volume ao cabelo. Recomprar. 
Schwarzkopf Gliss - Até há bem pouco tempo achava este produto fraquito, mas eis que lhe descubro uma utilização diferente e adoro! Para pulverizar sobre o cabelo húmido e desembaraçar o cabelo. Ajuda imenso e o cabelo até fica mais leve do que quando aplico o Unique One. 
Unique One Revlon - Gosto muito! Ajuda imenso a desembaraçar o cabelo. Aplico 3 sprays na mão e espalho pelo comprimento do cabelo. Devo recomprar. 
Pantene Expert Age Defy - Está novo, porque estou a terminar um de farmácia. Update: Entretanto já o terminei e não achei que fizesse grande coisa. Não recomprar. 
Stylista Loreal caracóis - Gosto e faz efeito. Devo recomprar. 
Creme pentear caracóis Elvive - Faz bastante efeito e devo recomprar. 
Mythic oil Loreal - Como podem ver ainda é a embalagem antiga e vai pela metade. Não recomendo a quem tem cabelo oleoso. Não vou recomprar. 
Spray cabelos brancos Loreal - Não funciona muito bem, porque se passar as mãos pelo cabelo a tinta sai. Mas para uma urgência desenrasca. Não devo recomprar. 
Escova cobre cabelos brancos Loreal - Tenho 2. O mesmo que o spray. É mais adequado para quem tem cabelos brancos nas têmporas, como eu. Para quem tem mais no topo da cabeça é melhor o spray. Não devo recomprar. 

E não, não está aqui tudo... 😩
Mas já dá para perceber o cenário, right? Daí ter dito no post anterior que ainda ia demorar bastante tempo até acabar com a maioria dos produtos que tenho.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Minimalismo e sustentabilidade ecológica - #asagadasonia

Tenho andado um bocado obcecada com estes dois temas ultimamente. E um está intimamente relacionado com o outro, pois ao seguir um estilo de vida mais minimalista também estou a reduzir no desperdício e produtos tóxicos para a minha vida. E como já comecei a tentar adaptar-me a esta nova realidade tenho a dizer: ISTO É MAIS DIFICIL DO QUE PARECE! Na sociedade de hoje em dia somos consumistas. PONTO. E para mudar este facto que já está tão intrincado na nossa vida (que nem nos apercebemos dele), quando nos damos conta, estamos a comprar N coisas que não precisamos mesmo. 
Quantos tarecos tenho eu, que andei obcecada que nem louca até encontrar e comprar e vamos ser realistas e sinceros, alguns deles NUNCA usei! Sim, eu sou esse tipo de pessoa. E agora para mudar isso? Ter de pensar e repensar: "Eu preciso mesmo disso? Quantas vezes vou usar? Isto é mesmo necessário na minha vida?" E a maioria das vezes a resposta é NÃO. Mas no momento que nos aparece à frente, a aliciar-nos... a resposta imediata é Sim. 
Vou fazer uma lista com algumas mudanças que vou mesmo implementar, algumas delas até já comecei. 
Temos de fazer mesmo um esforço real para mudar. O nosso Planeta agradece e é mesmo o único que temos, e tratamo-lo tão mal :-( 
No que depender de mim, vou mesmo fazer um esforço por tentar diminuir a minha pegada ecológica. E não é depois, é agora. A hora de mudar é já! Somos responsáveis pelo lixo que fazemos e se podemos fazer melhor, vamos fazer. 
Listinha primitiva de iniciante: 

#1 - Comprar um produto novo apenas quando o outro para o mesmo efeito estiver a terminar. (Esta vai demorar um pouco a acontecer, devido à minha vertente de acumuladora, tenho mesmo muita coisa em stock... No próximo post vou falar sobre isso) Um erro que se comete muitas vezes, segundo os especialistas, é que quem decide fazer estas mudanças na sua vida cai no erro de ser radical, deitando muita coisa que ainda é utilizável fora. Mas a essência da coisa não é essa, porque isso seria um autentico desperdício e seria pior a emenda que o soneto. A ideia é usar o que se tem até ao fim e repensar a compra nova. 

#2 - Trocar o shampoo de embalagem de plástico pelo shampoo sólido. Assim que terminar os 5 shampoos que tenho a uso vou experimentar o shampoo sólido que já tenho em stock - Sim, já comprei e estou a controlar-me para não usar antes de terminar aquilo tudo!


#3 - Reduzir as garrafas/ garrafões de água plástico. Neste já fiz uma mudança incrível! Comprei uma Brita e em vez de usar 4 a 6 garrafões de água por semana só tenho de reabastecer a minha Brita com água da torneira. Das melhores compras que fiz nos últimos tempos. Para além disso, já antes usava garrafas reutilizáveis, embora por vezes, quando não levo a garrafa, tenha de comprar garrafas na rua, mas raramente acontece.



#4 - Trocar discos de algodão e toalhitas desmaquilhantes por discos reutilizáveis. (Done, bem, mais ou menos, ainda tenho uns discos de algodão em stock (ahahah), mas espero reduzir para mais de metade a utilização que fazia dos discos. Toalhitas já não era grande utilizadora mesmo por causa da redução de lixo que fazia anteriormente a iniciar este projeto, uso a minha toalhita desmaquilhante reutilizável que adoro!). 

#5 - Reduzir o plástico de uso único. (Quando vou, por exemplo, ao KFC já não coloco nem a tampinha nem trago palhinha. Não preciso. E desfruto da minha bebida na mesma. Quando vou comprar algo que caiba na minha bolsa recuso sempre o saco, seja de plástico ou de papel.)

#6 - Usar uma Konjac em vez de produtos esfoliantes sem fim.  Konjac para quem não sabe é uma esponja biodegradável (Sim, é certo que já uso Konjac há alguns anos, mas ainda não consegui desvincular-me completamente dos produtos esfoliantes, também porque fiz stock (claro). Mas assim que terminar vou tentar usar só mesmo a esponjinha para ver como a minha pele se adapta.)

#7 - Trocar a esponja da loiça e do banho por uma mais sustentável, por exemplo, luffa ou bucha. (Infelizmente, ainda não vi nenhum sítio que vendesse a bucha em lojas físicas, mas já vi onde se vende online.)

#8 - Comprar rolo de cozinha e papel higiénico compacto. (Já fiz essa troca e apesar dos descrentes é mesmo verdade, aquilo rende muito mesmo. E já pensaram na quantidade de canudinho de cartão que reduzimos? Só numa embalagem são menos 36 canudinhos!) 

#9 - Evitar o desperdício do uso da rede elétrica e de água. (Esta é básica e eu já faço, mas não sou a única pessoa em casa, e por mais que lute, é difícil incutir certos hábitos a outras pessoas. Desligar luzes quando há luz do dia; fechar água enquanto se lava os dentes; tornar os duches mais rápidos, aproveitar a água do duche enquanto não aquece para usar em descargas do autoclismo...)

#10 - Destralhar - ou seja, dar, vender, doar coisas que já não damos uso (costumo destralhar roupa a cada muda de estação, doando e destralho outras coisas quando faço limpezas mais profundas).

Eu sei que para já não é grande coisa e estou longe do objetivo #zerowaste, mas isto é sempre a melhorar e pequenos gestos fazem grandes diferenças. And you know what they say: