quarta-feira, 17 de abril de 2019

Minimalismo e sustentabilidade ecológica - #asagadasonia

Tenho andado um bocado obcecada com estes dois temas ultimamente. E um está intimamente relacionado com o outro, pois ao seguir um estilo de vida mais minimalista também estou a reduzir no desperdício e produtos tóxicos para a minha vida. E como já comecei a tentar adaptar-me a esta nova realidade tenho a dizer: ISTO É MAIS DIFICIL DO QUE PARECE! Na sociedade de hoje em dia somos consumistas. PONTO. E para mudar este facto que já está tão intrincado na nossa vida (que nem nos apercebemos dele), quando nos damos conta, estamos a comprar N coisas que não precisamos mesmo. 
Quantos tarecos tenho eu, que andei obcecada que nem louca até encontrar e comprar e vamos ser realistas e sinceros, alguns deles NUNCA usei! Sim, eu sou esse tipo de pessoa. E agora para mudar isso? Ter de pensar e repensar: "Eu preciso mesmo disso? Quantas vezes vou usar? Isto é mesmo necessário na minha vida?" E a maioria das vezes a resposta é NÃO. Mas no momento que nos aparece à frente, a aliciar-nos... a resposta imediata é Sim. 
Vou fazer uma lista com algumas mudanças que vou mesmo implementar, algumas delas até já comecei. 
Temos de fazer mesmo um esforço real para mudar. O nosso Planeta agradece e é mesmo o único que temos, e tratamo-lo tão mal :-( 
No que depender de mim, vou mesmo fazer um esforço por tentar diminuir a minha pegada ecológica. E não é depois, é agora. A hora de mudar é já! Somos responsáveis pelo lixo que fazemos e se podemos fazer melhor, vamos fazer. 
Listinha primitiva de iniciante: 

#1 - Comprar um produto novo apenas quando o outro para o mesmo efeito estiver a terminar. (Esta vai demorar um pouco a acontecer, devido à minha vertente de acumuladora, tenho mesmo muita coisa em stock... No próximo post vou falar sobre isso) Um erro que se comete muitas vezes, segundo os especialistas, é que quem decide fazer estas mudanças na sua vida cai no erro de ser radical, deitando muita coisa que ainda é utilizável fora. Mas a essência da coisa não é essa, porque isso seria um autentico desperdício e seria pior a emenda que o soneto. A ideia é usar o que se tem até ao fim e repensar a compra nova. 

#2 - Trocar o shampoo de embalagem de plástico pelo shampoo sólido. Assim que terminar os 5 shampoos que tenho a uso vou experimentar o shampoo sólido que já tenho em stock - Sim, já comprei e estou a controlar-me para não usar antes de terminar aquilo tudo!


#3 - Reduzir as garrafas/ garrafões de água plástico. Neste já fiz uma mudança incrível! Comprei uma Brita e em vez de usar 4 a 6 garrafões de água por semana só tenho de reabastecer a minha Brita com água da torneira. Das melhores compras que fiz nos últimos tempos. Para além disso, já antes usava garrafas reutilizáveis, embora por vezes, quando não levo a garrafa, tenha de comprar garrafas na rua, mas raramente acontece.



#4 - Trocar discos de algodão e toalhitas desmaquilhantes por discos reutilizáveis. (Done, bem, mais ou menos, ainda tenho uns discos de algodão em stock (ahahah), mas espero reduzir para mais de metade a utilização que fazia dos discos. Toalhitas já não era grande utilizadora mesmo por causa da redução de lixo que fazia anteriormente a iniciar este projeto, uso a minha toalhita desmaquilhante reutilizável que adoro!). 

#5 - Reduzir o plástico de uso único. (Quando vou, por exemplo, ao KFC já não coloco nem a tampinha nem trago palhinha. Não preciso. E desfruto da minha bebida na mesma. Quando vou comprar algo que caiba na minha bolsa recuso sempre o saco, seja de plástico ou de papel.)

#6 - Usar uma Konjac em vez de produtos esfoliantes sem fim.  Konjac para quem não sabe é uma esponja biodegradável (Sim, é certo que já uso Konjac há alguns anos, mas ainda não consegui desvincular-me completamente dos produtos esfoliantes, também porque fiz stock (claro). Mas assim que terminar vou tentar usar só mesmo a esponjinha para ver como a minha pele se adapta.)

#7 - Trocar a esponja da loiça e do banho por uma mais sustentável, por exemplo, luffa ou bucha. (Infelizmente, ainda não vi nenhum sítio que vendesse a bucha em lojas físicas, mas já vi onde se vende online.)

#8 - Comprar rolo de cozinha e papel higiénico compacto. (Já fiz essa troca e apesar dos descrentes é mesmo verdade, aquilo rende muito mesmo. E já pensaram na quantidade de canudinho de cartão que reduzimos? Só numa embalagem são menos 36 canudinhos!) 

#9 - Evitar o desperdício do uso da rede elétrica e de água. (Esta é básica e eu já faço, mas não sou a única pessoa em casa, e por mais que lute, é difícil incutir certos hábitos a outras pessoas. Desligar luzes quando há luz do dia; fechar água enquanto se lava os dentes; tornar os duches mais rápidos, aproveitar a água do duche enquanto não aquece para usar em descargas do autoclismo...)

#10 - Destralhar - ou seja, dar, vender, doar coisas que já não damos uso (costumo destralhar roupa a cada muda de estação, doando e destralho outras coisas quando faço limpezas mais profundas).

Eu sei que para já não é grande coisa e estou longe do objetivo #zerowaste, mas isto é sempre a melhorar e pequenos gestos fazem grandes diferenças. And you know what they say:


Sem comentários:

Enviar um comentário