quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Canção de embalar de Auschwitz de Mario Escobar

Um dos meus temas favoritos na literatura é a segunda Guerra Mundial. Por isso, não é de admirar que faça muitas recomendações de livros sobre isso. Desta vez, a recomendação é de um livro que li recentemente e que gostei bastante.


Sinopse: Sobre a lama negra de Auschwitz que tudo devora, Helene Hanneman levantou uma creche no Campo Cigano. Nesse lugar, onde a felicidade é proibida, a jovem mãe ajuda a sobreviver a pouco mais de uma centena de crianças e, a pesar do horror do campo de extermínio , Helene não desiste, nunca perde a vontade de viver nem de ajudar e ensina-nos uma lição maravilhosa sobre a coragem. Um romance emocionante baseado em factos reais, que resgata do esquecimento uma das mais comoventes histórias de heroísmo de uma mãe alemã no meio do terror nazista. Inspirado numa história real, Canção de embalar de Auschwitz é uma homenagem à bondade, à coragem e à generosidade das pessoas comuns.
Um relato comovente em que se entrelaçam a vida de prisioneiros ciganos, judeus e alemães, que lutam por sobreviver no inferno do maior campo de extermínio da História.




Diz que é uma espécie de opinião: Uma história, baseada em factos reais, comovente e cruel sobre a vida nos campos de concentração de Auschwitz. 
Desta vez, sobre os campos de ciganos. A criação de uma creche e de uma escola para os mais novos, trouxe um sopro de esperança e humanização para as crianças dos campos. 
A coragem de uma mãe que fez tudo ao seu alcance para tentar proteger os filhos, que sacrificou a própria vida para poder estar junto deles até ao último suspiro, mais um nome de uma heroína de guerra: Helene Hanneman.

Sem comentários:

Enviar um comentário