domingo, 26 de março de 2017

sexta-feira, 24 de março de 2017

Milagre de R. J. Palacio

Este livro é tão giro! 
Narrado por várias personagens, que apresentam os seus pontos de vistas sobre diversas situações. O livro retrata, de uma maneira muito leve e sem preconceitos, a vida de um rapaz que nasceu com uma deformidade muito rara, que é mais notória na face. E por esse motivo ele só começa a ir à escola com 10 anos, para a preparatória, pois até então tinha ensino doméstico. 
Sabemos como as crianças por vezes conseguem ser muito cruéis. Ainda não têm aquilo que eu chamo de "filtro" e o "politicamente correcto" muito apurado e por isso dizem aquilo que pensam sem se importarem com os sentimentos alheios. 
Gostei tanto da aba do livro que contém as frases dos preceitos do Professor Browne por meses! Têm mesmo de ler este, livrólicos!


Sinopse: «Prepare-se, porque este livro vai abrir-lhe os olhos e aquecer-lhe o coração, e vai dar por si a dar vivas a August.» Judy Hobbs. Third Place Books. 
Não vou descrever o meu aspeto. Seja o que for que possam pensar, é pior. August nasceu com uma deficiência genética que faz com que o seu rosto seja completamente deformado. Quando nasceu os médicos não tinham esperança de que sobrevivesse, mas sobreviveu. Vários anos e muitas cirurgias depois, August vai, aos 10 anos, enfrentar o maior desfio da sua vida. A escola. Contado a várias vozes, é uma história emotiva das dificuldades que tem de superar uma criança com uma terrível deformação e um relato do milagre que é a vida.

Este livro existe em PT nestas duas edições:

            

Segundo o site Magazine HD o livro já tem adaptação cinematográfica e estreia este ano, a 6 de abril. Tem como atores principais Julia Roberts e Owen Wilson, que serão os pais de August e Jacob Tremblay, o miúdo que fez Room, como August.
Não consegui encontrar um trailer oficial do filme, mas já dá para espreitar qualquer coisinha. 




quinta-feira, 23 de março de 2017

quarta-feira, 22 de março de 2017

Em busca da melhor panqueca! Parte II

A saga continua. Esta semana experimentei mais 3 receitas: Manteiga de amendoim, coco e alfarroba e iogurte. Eram todas bastante boas! Let's go!

PANQUECAS DE MANTEIGA DE AMENDOIM

Ingredientes: (8 panquecas)
1/2 chávena de chá de farinha
3 colheres de sopa de manteiga de amendoim
2 ovos
1 tampinha de essência de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de mel
1/4 de chávena de leite de amêndoa
Óleo de coco

Numa taça grande coloque a manteiga de amendoim e os ovos e bata com um fouet (batedor de claras).
Junte a farinha, a baunilha, o mel e o leite e mexa tudo muito bem, até conseguir uma mistura homogénea. No final adicione o fermento em pó e envolva.
Se a mistura estiver demasiado densa, junte mais 2 a 3 colheres de sopa de leite de amêndoas e volte a mexer bem.
Procedimento: Em lume médio, deite numa frigideira antiaderente o óleo de coco e espalhe-o com a ajuda de papel de cozinha para untar bem. Quando a frigideira estiver bem quente deite meia concha de sopa e deixe a mistura espalhar-se uniformemente, criando círculos. Espere 1 a 2 minutos ou até a parte de baixo estar cozida e vire a panqueca com a ajuda de uma espátula. Aguarde que coza do outro lado e retire para um prato. Repita para a restante mistura.
Acompanhei com banana e mel.



PANQUECAS DE COCO E ALFARROBA

Ingredientes: (6 panquecas)
2 colher de sopa de farinha de coco
2 colher de sopa de farinha de alfarroba
2 colher de sopa de linhaça
2 ovo ou 4 claras de ovo
1 colher chá de mel

Misturar bem todos os ingredientes.
Procedimento igual ao anterior.
Acompanhei com mel.



PANQUECAS DE IOGURTE



Ingredientes: (10 panquecas)
1 iogurte natural
1 ovo
2 c. de açúcar amarelo
7 c. sops de farinha
1 c. chá de fermento em pó
50 ml de leite de amêndoa
1 c. sopa de óleo de girassol

Misturar bem todos os ingredientes.
Fiz na Bimby, 20seg/ vel. 6.
Procedimento igual à primeira receita.
Acompanhei com um pouco de mel (apesar destas já serem doces), banana-maçã e raspas coco desidratado.


Próximas receitas a testar:

Panquecas Americanas
Panquecas Desportistas
Panquecas de Proteína 
Panquecas de iogurte, banana e sementes de chia

segunda-feira, 20 de março de 2017

Confesso de Colleen Hoover

Já aqui vos falei desta autora, que eu adoro, a Colleen Hoover. E também já vos disse que um dos seus livros editados aqui em PT está a ser adaptado ao grande ecrã. Pois bem, já há trailler oficial e data de lançamento! YYY
E a boa notícia é.... estreia já no próximo mês, dia 4 de abril!
Aqui fica a sinopse do livro e o trailler da série. Eu cá estou em pulgas para ver a série... 😁😁😁

Sinopse: Jovens apaixonados com demasiadas verdades escondidas. Há segredos que não devem ser revelados. Auburn Reed tem toda a sua vida planeada. Não há espaço para erros ou imprevistos. Até que, um dia, entra num estúdio de arte e conhece Owen Gentry, o enigmático artista dono do estúdio. Auburn sente, de súbito, que algo muda dentro dela e decide deixar-se levar pelo coração. Owen, contudo, guarda segredos que não quer ver revelados. As escolhas do seu passado não parecem permitir-lhe um futuro livre, e Auburn tem demasiado a perder se decidir lutar por ele. A única forma de não pôr em risco tudo o que é importante para si é deixar Owen. Confessar é tudo o que ele tem de fazer para salvar a relação de ambos. Mas, neste caso, a confissão pode ser muito mais destrutiva do que o próprio pecado. Será o amor capaz de sobreviver à verdade? Confesso é uma história de imenso amor e coragem, que nos faz acreditar em segundas oportunidades. Inclui 8 páginas a cores com as ilustrações dos quadros de Owen.


Trailer da série

domingo, 19 de março de 2017

Beringela à Parmegiana

Confesso que não era grande fã de beringela. Houve um fase em que comia, mas não era muito do meu agrado e há bastante tempo que não comprava. Até que vi uma receita no programado do Buddy, Kitchen Boss, da TLC e fiquei com água na boca, porque aquela beringela tinha cá um aspecto, mesmo yami 😋. E lá vou eu comprar beringelas...
A receita tem duas fases e sinceramente provei-a no fim da primeira fase e por mim até já a comia assim, pois fica deliciosa! Mas como queria mesmo mesmo experimentar à Parmegiana, fiz a receita completa. E é para repetir! Gostei muito!

Ingredientes:
1 beringela grande
2 bolas de queijo Mozzarella fresco
Polpa de tomate (usei de alho e cebola)
2 ovos
Farinha
Pão ralado aromatizado (pão, salsa, alho, queijo ralado)
Sal
Pimenta
Orégãos
Óleo para fritar

Preparação:
Descasque a beringela e corte-a às rodelas. Tempere com sal e pimenta.
Passe as rodelas por farinha, ovo batido e pão ralado e frite em óleo bem quente (também pode assar no forno, numa alternativa mais saudável). 
Retire e coloque-as em papel absorvente.
Primeira fase completa e se ficarem por aqui, já têm um ótimo acompanhamento!


Num tabuleiro coloque uma camada de polpa de tomate, uma camada de beringela, por cima das rodelas uma colher de chá de polpa de tomate, uma fatia de queijo mozzarella. Repita as camadas: beringela, polpa e queijo e polvilhe com orégãos.
Leve ao forno até o queijo derreter e dourar.
Serva quente.

sábado, 18 de março de 2017

Coisas de gaja: Cabelos!!

Pois bem, minhas meninas, concordam com esta frase?


O cabelo é essencial para a imagem de uma mulher. Basta um simples corte e já faz toda a diferença! Eu quando era mais nova tinha o cabelo super encaracolado e, ao contrário da maioria das pessoas, adorava os meus caracóis! Normalmente, quem tem cabelo liso, gostaria de o ter encaracolado e quem tem encaracolado sonha com o cabelo liso. Eu não, minha gente! Eu quero os meus caracóis de volta!! 😭😭😭
Sim, o meu cabelo está muito diferente do que era há uns anos atrás. Agora está naquele estado que nem é carne, nem é peixe. Um ondulado meio fatela e se lhe passar o secador até fica mais a dar para o liso. Suspeito que é das pinturas, de tinta em cima de tinta para cobrir os meus malditos cabelos brancos. Sim, porque eu sou daquelas "felizardas" que teve o seu primeiro cabelo branco com 14 anos!! Imaginem agora com 35... 
Vamos ao que interessa. Hoje trago-vos a sugestão de 4 produtos que eu estou adorar usar neste momento.


↪ O primeiro produto é muito famoso e já devem conhecer. É o Revlon Professional Uniq One, que promete cuidar, tratar, proteger e controlar o cabelo. Repara os fios ressecados e danificados. O Uniq One promete 10 benefícios capilares:
1 - Reparação para o cabelo seco e danificado. 
2 - Brilho e controlo do encrespado.  
3 - Protecção face ao calor.  
4 - Suavidade e toque sedoso.  
5 - Protecção da cor / com filtros UVA e UVB 
6 - Facilita o Brushing e o uso da prancha. 
7 - Efeito desembaraçador.  
8 - Mantém o penteado por mais tempo.  
9 - Previne as pontas espigadas.  
10 - Realça o volume natural do cabelo.  
Eu uso-o depois de lavar o cabelo. Coloco duas borrifadelas (é um creme em spray) na palma da mão, espalho com as duas mão e depois aplico no comprimento dos fios. Ajuda imenso a desembaraçar e noto o cabelo mais sedoso e brilhante. Outra vantagem é o facto de ser protetor térmico, que é ótimo para quando uso o secador. Também pode ser usado no cabelo seco, mas eu nunca experimentei.

↪ O segundo produto é a minha querida escova Tangle Teezer! Saiu há pouco tempo uma versão com cabo que deve ser mais prática. E também existe a versão compacta. A minha é a versão original. Desde que descobri esta menina não quero outra coisa! Eu odiava escovas no meu cabelo, e quem tem cabelo encaracolado sabe que a melhor opção é mesmo um pente. Mas esta escova é a excepção à regra, pois ela desembaraça o cabelo sem arrepelar. Tem dentes flexíveis para poder desembaraçar o cabelo de forma rápida e suave, minimizando a quebra de cabelo. Podem encontrá-la na Wells.

↪ O terceiro é a escova alisadora elétrica. Para quem está na dúvida em comprar, não hesite porque é bastante eficaz, estica o cabelo muito bem! Utiliza-se com o cabelo completamente seco. É só ligar à corrente (felizmente tem um cabo enorme, caso não tenham a ficha logo ao lado de um espelho), deixar aquecer até ao 180º e passar no cabelo como uma escova normal ou como faz com placa. Tem o LED que lhe mostra a temperatura e dois botões na lateral, um para aumentar e o outro para diminuir a temperatura. 

↪ O último produto é um creme de pentear para definir os caracóis da L'oreal. Como já vos disse, nos últimos tempos o meu cabelo tem andado mais para o ondulado do que para o encaracolado. Este creme ajuda a que fique com mais caracóis e noto diferença no cabelo quando o uso. E é por isso que o recomendo para quem quiser ver os seus caracóis mais perfeitinhos.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Em busca da melhor panqueca!

Ultimamente tenho deixado a minha torradinha com café com leite de parte ao pequeno-almoço e tenho feito panquecas. Já testei algumas receitas, mas ainda não encontrei aquela que achasse ser a ideal. Por isso, iniciei a saga "Em busca da melhor panqueca do mundo"! Vou deixar-vos aqui as receitas que já testei e vou fazendo update da minha saga.

Panquecas de Batata Doce
220g de batata doce
4 ovos
4 colheres de sopa de farinha
2 colher de sopa de coco ralado
1 colher de chá de fermento em pó
Leite
Canela a gosto

Descasque, coza e esmague a batata doce de véspera.
No dia seguinte, basta juntar todos os ingredientes, excepto o leite. Quando estiver tudo bem misturado, então vá adicionando leite pouco a pouco e vá mexendo até obter a consistência desejada. 
Verta a massa formando pequenos círculos e deixe cozinhar dos dois lados.
Acompanhei com banana e morangos.

Nota: 9/10 (a minha favorita até agora)


Panquecas de Banana
1 banana grande
2 ovos
3 colheres de sopa de aveia
Canela a gosto

Comece por esmagar a banana com um garfo.
Junte os dois ovos e bata bem.
Adicione a aveia  e a canela e misture bem.
Procedimento igual à receita anterior. 
Acompanhei com mel e anona.

Nota: 6/10


Panqueca de Aveia (Bimby)
120g flocos de aveia
2 ovos
200ml leite
1/2 colher de chá de sal fino
1 colher sopa de azeite

Coloque a aveia na Bimby e triture 3 seg/ vel 6 e vá aumentando até à 8 até ficar em farinha.
Adicione os restantes ingredientes 15 seg/ vel. 6.
Aqueça uma frigideira anti-aderente e passe papel absorvente untado com azeite. 
Procedimento igual à primeira receita.
Acompanhei com mel.

Nota: 7/10

A saga continua. Já tenho mais receitas guardadas para fazer.
Próximas receitas a testar:
Panqueca de Amendoim
Panquecas Americanas
Panquecas Desportistas
Panquecas de Proteina
Panquecas de Iogurte
Panquecas de iogurte, banana e sementes de chia
Panquecas de Linhaça
Panquecas de Coco e Alfarroba

Se alguém tiver aquela receita espetacular de panquecas, deixe-a nos comentários, fazfavori 😊
-->

terça-feira, 14 de março de 2017

Ken Follett, o autor

Como é que é possível que eu ainda não vos tenha falado de um dos meus autores favoritos?!? 
Ken Follett é sem dúvida um autor muito versátil. Ele escreve romances, thrillers, romances históricos.... por isso, é para todos os gostos. Dos livros editados em PT já li praticamente todos, até estou agora a ler o segundo volume da trilogia "O Século", composto pelos seguintes livros (todos calhamaços, diga-se de passagem, 2784 páginas no total):


Talvez aqueles que o levaram ao reconhecimento mundial, "Os Pilares da Terra" e "O Mundo sem Fim", que em Portugal está editado em 4 volumes. Ambos foram adaptados a minisséries, que já passaram há algum tempo. Estes são romances históricos imperdíveis!

Trailer da minissérie "Os Pilares da Terra"

Trailer da minissérie "O Mundo Sem Fim"

Depois temos os independentes. Deixo-vos aqui a foto do autor e as capas dos livros que estão editados em PT, para além dos que já mencionei acima. Leiam Follett que não se vão arrepender!

        


   

segunda-feira, 13 de março de 2017

Coisas de gaja - maquilhagem

Nós, gajas, sabemos como é difícil encontrar um BB, CC ou mesmo uma base com a cor exata do nosso tom de pele. Para mim, pelo menos, é porque tenho a pele muito clarinha e os BB e CC no tom claro, são escuros para mim. Pois bem, hoje trago-vos um produtinho que descobri recentemente e vai ajudar muito neste problema. 
Chama-se Shade Adjustin Drops e tem a versão Lightening que serve para aclarar a cor da base e o Darkening que é para escurecer. O meu obviamente que é o Lightening, é da Body Shop e custa 14€.


Então e como é que se usa este produto?
É muito fácil!
Colocamos a base nas costas da mão, adicionamos ao lado uma gota do produto e vamos misturando até obtermos a cor certa. Não é preciso colocar muito produto, porque ele aclara bastante bem apenas com uma gotinha. 
Quando obtiverem a cor perfeita, aplicamos a base na face como fazemos normalmente, seja à mão, com pincel ou com esponjinha. 

Outra vantagem deste produto é que não altera a fórmula da base, apenas cria um tom mais claro ou escuro.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Salmão ao vapor com legumes e batatas (Bimby)

INGREDIENTES:

2 postas de salmão 
Batatinhas novas
2 cenouras descascadas
Brócolos
Água q.b.

P/ o molho: 
½  chalota
2 c. sopa cebolinho ou salsa
1 iogurte natural
1 c. chá mostarda, tipo Dijon
Sal
Pimenta

PREPARAÇÃO:

Tempere o salmão com pimenta, sal e o sumo de meio limão e deixe marinar durante 20 minutos.

Descasque as batatas e coloque-as dentro do cesto, adicionando água até cobrir as mesmas e tempere com sal.

Com a ajuda de um descascador de legumes, corte as cenouras longitudinalmente e arranje os brócolos.

Coloque os legumes na varoma e no tabuleiro o salmão já marinado.

Encaixe a varoma no copo da bimby onde já deve estar o cesto com as batatinhas e programe: 30 min, varoma, velocidade 2. Acabado o tempo coloque num tabuleiro de servir o salmão, os legumes e as batatas. Reserve.


Molho:
Sem lavar o copo coloque a chalota, o cebolinho e programe 5 seg/ vel 5.
Adicione o resto dos ingredientes e programe 2 min/ 60ºC/ vel 2.
Sirva o salmão com os legumes e regue com o molho.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Para onde vão os guarda-chuvas de Afonso Cruz

Afonso Cruz é um autor português que já tem várias obras editadas. Eu já li várias. Mas aquela que me deixou rendida foi este "Para onde vão os guarda-chuvas". O autor tem uma escrita muito peculiar. Diferente, eclética e reflexiva. 

"No worry, no hurry, chicken curry."

Alguns dos meus Fragmentos Persas favoritos do livro:


"Um homem quando aprende não fica a saber mais. Mas fica a ignorar menos."


"O mal é que os homens fazem as coisas erradas corretamente e as coisas certas erradamente.


"A única pessoa rica é aquela que continua rica depois de perder tudo."


"O Bem e o Mal são um nó que a razão jamais saberá desatar."


"O infiel, à medida que envelhece, vai encurtando o seu futuro, aumentando o seu passado, e chega ao dia da sua morte cheio de ontens e sem depois. Depois é o nada. O futuro daquele que não crê em Nós será o seu passado. Mas ao crente acontece precisamente o inverso: à medida que envelhece vai tendo mais futuro, à medida que envelhece, aproxima-se cada vez mais da eternidade."


"O passado é aquilo que conseguimos fazer do futuro."


"Disse Ali: A bondade é um cego a segurar uma lâmpada. Não lhe serve de nada, mas ilumina o caminho aos outros."

E o final do livro? É qualquer coisa de muito bom. Leiam que não se vão arrepender!

Sinopse: O pano de fundo deste romance é um Oriente efabulado, baseado no que pensamos que foi o seu passado e acreditamos ser o seu presente, com tudo o que esse Oriente tem de mágico, de diferente e de perverso. Conta a história de um homem que ambiciona ser invisível, de uma criança que gostaria de voar como um avião, de uma mulher que quer casar com um homem de olhos azuis, de um poeta profundamente mudo, de um general russo que é uma espécie de galo de luta, de uma mulher cujos cabelos fogem de uma gaiola, de um indiano apaixonado e de um rapaz que tem o universo inteiro dentro da boca.Um magnífico romance que abre com uma história ilustrada para crianças que já não acreditam no Pai Natal e se desdobra numa sublime tapeçaria de vidas, tecida com os fios e as cores das coisas que encontramos, perdemos e esperamos reencontrar. Excerto:«– A minha mãe, Sr. Elahi, interrogava-se para onde vão os guarda-chuvas. Sempre que ela saía à rua, perdia um. E durante toda a sua vida nunca encontrou nenhum. Para onde iriam os guarda-chuvas? Eu ouvia-a interrogar-se tantas vezes, que aquele mistério, tão insondável, teria de ser explicado. Quando era jovem pensei que haveria um país, talvez um monte sagrado, para onde iam os guarda-chuvas todos. E os pares perdidos de meias e de luvas. E a nossa infância e os nossos antepassados. E também os brinquedos de lata com que brincávamos. E os nossos amigos que desapareceram debaixo das bombas. Haveriam de estar todos num país distante, cheio de objectos perdidos. Então, nessa altura da minha vida, era ainda um adolescente, decidi ser padre. Precisava de saber para onde vão os guarda-chuvas.– E já sabe? – perguntou Fazal Elahi.– Não faço a mais pequena ideia, mas tenho fé de encontrar um dia a minha mãe, cheia de guarda-chuvas à sua volta.»

segunda-feira, 6 de março de 2017

Coisas de gaja - desmaquilhantes

Sabemos que a nossa pele requer cuidados diários e a limpeza é o primeiro passo. Neste momento, estou rendida a estes dois produtos. São os meus desmaquilhantes, e perguntam vocês, "mas então se estás a gostar tanto, por que usas os dois?". Simples, porque a minha toalha tem de ser lavada na máquina (ou à mão, mas eu prefiro à máquina) e quando a toalha está para lavar, tenho de ter outra alternativa, certo? E é uma alternativa tão boa :-) 


gel micelar é o mais novo produto da família micelar. É muito fácil de usar. Basta molhar o rosto, colocar um pump de produto na mão e espalhar por todo o rosto em movimentos circulares até formar espuma. Depois é só remover com água. O que eu uso é da Garnier e podem comprar nos super e hipers, por  4,99€. 

A toalha desmaquilhante também é muito simples de usar. Basta molhá-la com água, espremê-la e passar no rosto. É super macia e muito natural, porque não necessita da adição de mais nenhum produto (sabonete ou gel de limpeza), foi mesmo concebida para usar apenas água. E o resultado é ótimo! Outra vantagem é a durabilidade e a ecologia. A toalha lava-se à máquina e dá para 1000 lavagens (segundo a marca) e é ecológica pois assim não usamos diariamente aquelas toalhitas desmaquilhantes que são um desastre para o meio ambiente. A minha é da W7, mas existem outras marcas. Esta custou-me cerca de 5€.

Ambos são muito eficazes a fazer o seu trabalho, por isso, recomendo!

E não, com estes dois não acordamos assim 😂😂