sábado, 27 de junho de 2009

Cinema: A Ressaca

Título original: The Hangover

Género: Comédia

Intérpretes: Justin Bartha, Heather Graham, Bradley Cooper


Realização: Todd Phillips

Ano: 2009/ E.U.A.

Visto a: 21 Junho 2009

Classificação: ********

Sinopse: Há meninos que não aguentam Vegas.
Dois dias antes do seu casamento, Doug e três amigos rumam em direcção a Las Vegas para uma despedida de solteiro que nunca mais irão esquecer.
Mas na verdade, quando os três padrinhos acordam na manhã seguinte, eles não conseguem lembrar-se de nada. Sem saberem como e porquê, eles encontram um tigre na casa de banho e um bébé de 6 meses no guarda-roupa da suite do Hotel Caesars Palace. A única coisa que não conseguem encontrar é Doug.
Sem qualquer pista sobre o que se passou na noite anterior e com muito pouco tempo, o trio tem agora que tentar reconstituir a noite passada para encontrar Doug e regressar rapidamente a L.A. a tempo do seu casamento.


[Trailer do filme]


sexta-feira, 12 de junho de 2009

Cinema: És o maior, meu!

Título Original: I Love You, Man

Género: Comédia

Intérpretes: Greg Levine, Jaime Pressly, Jason Segel, Jon Favreau, Paul Rudd, Rashida Jones, Sarah Burns

Realização: John Hamburg

Ano: 2009/ Estados Unidos

Visto a: 11 Junho 2009

Classificação: * * * * * * * *

Sinopse: Peter Klaven é um agente imobiliário à procura de um padrinho para o seu próprio casamento. Para resolver o problema inicia uma ronda de «saídas» com homens, até conhecer Sydney Fife com quem cria uma amizade. Mas à medida que esta amizade aumenta, os noivos começam a afastar-se, fazendo com que Zooey, a noiva, faça Peter escolher entre si e o seu novo «mano». Uma história que explora o verdadeiro significado da palavra «amigo».

terça-feira, 9 de junho de 2009

Cinema: Anjos e Demónios

Título Original: Angels & Demons

Género: Thriller

Actores: Ayelet Zurer, Ewan Mcgregor, Stellan Skarsgård, Tom Hanks

Realização: Ron Howard

Ano: 2009 / Estados Unidos

Visto a: 24 Maio 2009

Classificação: * * * * * * * * *

Sinopse: Anjos e Demónios é mais uma aventura, depois d'"O Cógido Da Vinci", de Robert Langdon, o professor de simbologia de Harvard que se vê, de repente, no meio de uma luta de titãs.
A aventura começa quando um famoso cientista do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) é assassinado, após conseguir simular o génesis num laboratório: criar matéria e anti-matéria a partir do vácuo. A antimatéria, sendo a mais poderosa fonte de energia conhecida até agora pelo homem, é também uma poderosa arma: um único grama de antimatéria contém energia equivalente à de uma bomba nuclear de vinte quilotoneladas – a potência da que foi lançada sobre Hiroxima.
O assassinato do cientista é reclamado por uma irmandade secreta que se pensava desaparecida há muito tempo: os Illuminatti. Como o próprio nome indica, essa irmandade seria constituída por iluminados – cientistas e livres pensadores perseguidos pela Igreja na Idade Média, como o próprio Galileu Galilei, suposto fundador da irmandade.
Ao mesmo tempo, no Vaticano dá-se início ao Conclave para eleger um novo Papa, contudo os quatro cardeais favoritos, são raptados misteriosamente...

Muitos de vocês sabem que sou fã de Dan Brawn, por isso, foi com muito entusiasmo que fui ver o filme, baseado no livro, "Anjos e Demónios".
Gostei bastante, mas confesso que estava à espera de mais, talvez as expectativas eram altas de mais...
O filme tem um bom ritmo, a história é interessante e adoro ver o Tom Hanks no papel de Roberts Landon!
Mas como quase sempre me acontece, gostei mais do livro.

Teatro: Greve de Sexo

A peça de teatro que esteve em cena no mês de Março, e que eu tive a oportunidade de ir ver (29 Março 2009), regressa agora ao Teatro Municipal Baltazar Dias.
Sinopse: "Cansadas duma guerra que já durava 20 anos, as mulheres de Atenas, de Esparta, de Beócia e de Corinto chefiadas pela ateniense Lisístrata, decidiram pôr fim às hostilidades usando de uma táctica pouco ortodoxa: uma greve de sexo. Para melhor conseguir seu objectivo ocuparam a cidade de Atenas – a Acrópole, e tomaram conta do Tesouro.Os maridos não resistirão à greve..."

Género: Humor
Texto original: Aristófanes
Encenação: Élvio Camacho
Em cena: segunda a sexta-feira às 21h30
Local: Baltazar Dias (Funchal)

Se estiverem interessados em ver a peça, corram para a bilheteira para não lhes acontecer como a nós, que ficamos a assistir num camarote lateral (muito mau!). Mas a peça é engraçada, não tanto como o CSI Funchal, mas vale sempre a pena, quando a alma não é pequena!

E amigos... vão ao teatro!

Literatura: Saga Luz e Escuridão

É incrível!
Saiu hoje o último livro que completa a saga Luz e Escuridão de Stephenie Meyer e já é número 1 dos Top's de vendas!

O primeiro livro da saga "Crepúsculo"

Sinopse: A mudança de Isabella Swan para Forks — uma cidade pequena do estado de Washington — podia ter sido o passo mais entediante que ela jamais dera. No entanto, quando ela conhece o misterioso e cativante Edward Cullen, a sua vida sofre uma viragem emocionante e aterradora. Até este momento, Edward conseguiu manter a sua identidade vampírica em segredo na comunidade em que vive. A partir de agora, porém, ninguém está a salvo, sobretudo Isabella, a pessoa que Edward mais preza. O casal de namorados dá por si precariamente equilibrado no fio da navalha — entre o desejo e o perigo.
(Adaptado ao cinema, agora em DVD - trailer do filme)


O segundo livro da saga "Lua Nova"

Sinopse: Para Bella Swan, existe algo mais importante do que a própria vida: Edward Cullen. Porém, estar apaixonada por um vampiro é mais perigoso do que alguma vez ela poderia imaginar. Edward já salvou Bella das garras de um vampiro maléfico, mas agora, à medida que a sua destemida relação ameaça tudo o que se encontra por perto e todos os que lhes são queridos, eles apercebem-se de que os problemas podem estar apenas a começar...
(Adaptado ao cinema - estreia em Novembro - trailer do filme)



O terceiro livro da saga "Eclipse"
Sinopse: Ao mesmo tempo que Seattle é assolada por uma série de mortes inexplicáveis e um malicioso vampiro continua a sua busca por vingança, mais uma vez Bella encontra-se rodeada por perigo em Eclipse, o terceiro volume da saga de Luz e Escuridão. No centro de tudo, ela é forçada a escolher entre o seu amor por Edward e a sua amizade com Jacob, sabendo que a sua decisão poderá atiçar a luta intemporal entre vampiro e lobisomem. Com o final do liceu a aproximar-se rapidamente, Bella tem mais uma decisão a tomar: vida ou morte. Mas, qual é qual?

O quarto e último livro da saga "Amanhecer"

Sinopse: Para Bella Swan, o amor inelutável por um vampiro enreda-se, de um modo fantástico e terrível, com a realidade perigosamente opressiva. Impelida, num sentido, pela sua paixão intensa por Edward Cullen e, no outro, pela ligação profunda ao lobisomem Jacob Black, Bella enfrentara um ano tumultuoso de tentações, perdas e conflitos que a irá colocar perante um momento final e decisivo. A escolha eminente entre ingressar num mundo tenebroso mas sedutor dos imortais, ou prosseguir uma existência inteiramente humana é o fio do qual se suspendem os destinos dos dois clãs.
Agora que Bella já tomou uma decisão, uma cadeia perturbante de acontecimentos sem precedentes está prestes a desenrolar-se, antevendo efeitos potencialmente devastadores e incomensuráveis...

Esta era uma saga que à partida não me seduzia, pois não sou fascinada por histórias de vampiros.
Mas ainda bem que a minha madrinha BC (BC=Bookcrossing) me deu a oportunidade desta leitura tão cativante, viciante e emotiva!
Confesso que sou fã desta história de amor, entre o real e o sobrenatural.
Já li os quatro livros da saga (não consegui esperar pela tradução em Portugal do Amanhecer e li em e-book, o meu primeiro aliás, em Português do Brasil), e recomendo vivamente, mesmo para quem à partida, como eu, não seja muito adepta de histórias vampirescas.
Vão ver que vão desejar que vos apareça um Edward nas vossas vidas, meninas! ;-D LoL

(Visitem o meu Blog sobre literatura em http://ratinhodebiblioteca.blogspot.com/)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Teatro: CSI Funchal

(9 Maio 2009 - Calheta - Casa das Mudas)

A peça concorre a ser perfeita para dissipar maus humores, curar crises e resolver insólitos. Depois de meses de trabalho, a COM.TEMA leva a palco "a maior investigação de sempre", o ''pecilme'' 'CSI Funchal', uma comédia para ver a partir de hoje e até domingo no auditório do Centro das Artes, na Calheta.Nuno Morna, Pedro Ribeiro, Paulo Lopes, Mara Abreu, Tiago Goes Ferreira, Pedro Afonseca, Nancy e Diogo Sousa, são Horácie Cana, Gil Grisame, Guarda Abel e Inspector Max, Dr.ª Paula Porta-Chaves, Dr. Gregório Casotas, Neo Black, Laura Lourinhã e Puto, os heróis e vilões da trama, numa história centrada na morte de uma anão e em muita parvoíce.O trabalho, realizado a partir das ideias loucas de Nuno Morna e de Pedro Ribeiro, explora um novo conceito, que consiste em metade filme e metade peça de teatro, com "a parvoíce do costume". (Fonte DNMadeira)

Foram momentos de humor, baseados como o próprio nome indica na série televisiva CSI, mas adaptados à realidade madeirense, que me arrancou uma boas gargalhadas.

Fitball e yoga

No mês passado fui experimentar uma nova modalidade para exercitar o corpo: o fitball.
Aquela bola gigantesca e flexível, que primeiro se estranha e depois entranha, trabalha vários grupos musculares, devido à contracção que fazemos para controlar o corpo e manter o equilíbrio sobre a bola.
Foi uma aula divertida, com o uso permanente da bola, onde foram desenvolvidos exercícios localizados, que promoveram o treino muscular, articular e de flexibilidade.
Deixou-me K.O. durante três dias, pois estou enferrujada nestas andanças, mas sem dúvida que é uma modalidade para repetir!

Durante estes dias queria ainda ir experimentar o yoga... Depois digo como foi ;-)

Cinema: Espírito do Mal

Título Original: The Unborn

Género: Terror, Thriller

Actores: Odette Yustman, Gary Oldman, Meagan Good, Carla Gugino

Realização: David S. Goyer

Ano: 2009 / Estados Unidos

Visto a: 2 Junho 2009

Classificação: * * * * * * *

Sinopse: "Espírito do Mal" conta a história de Casey Bell (Odette Yustman), uma rapariga que em toda a sua vida nutriu um ódio pela mãe, por esta a ter abandonado quando era criança. Mas quando começam a suceder diversos eventos inexplicáveis, Casey começa a entender as razões pela qual a mãe fugiu. Atormentada por pesadelos terríveis, ela decide recorrer a um conselheiro espiritual (Gary Oldman), o único que a pode ajudar a descobrir uma maldição familiar que remonta à Segunda Guerra Mundial.
[
Trailer do filme]

Cinema: De Malas Aviadas

Título Original: New in Town

Género: Comédia

Actores: Frances Conroy, Harry Connick Jr., Nathan Fillion, Renée Zellweger

Realização: Jonas Elmer

Ano: 2009 / Estados Unidos


Visto a: 5 Junho 2009

Classificação: * * * * * * *

Sinopse: Lucy Hill (Renée Zellweger) é uma jovem e ambiciosa executiva a viver em Miami. Ela adora os seus sapatos, adora os seus carros e adora subir na carreira.
Quando lhe é oferecida uma colocação temporária, numa pequena cidade do Minnesota onde o frio e a neve são constantes, para reestruturar uma fábrica, atira-se de cabeça, sabendo que a pode esperar uma boa promoção.
Mas o que começou por ser uma mera tarefa profissional acaba por se tornar uma experiência capaz de mudar uma vida, quando Lucy descobre não só o grande sentido para a sua vida como, inesperadamente, o homem dos seus sonhos (Harry Connick, Jr.).
Será o regresso a Miami?

[Trailer do filme]

domingo, 7 de junho de 2009

* Experiências gastronómicas *

Eu e a Joana decidimos experimentar alguns pratos provenientes de diferentes países.
Encetamos a nossa rota gastronómica pelo Japonês. (16 Maio 2009)
Fomos a um restaurante típico do género, acompanhadas também pela Leidy que se juntou a nós de bom grado e nos proporcionou, como é característico da sua pessoa, momentos de boa disposição.
Como tínhamos a opção de buffet, decidimos optar por ela, pois assim teríamos hipótese de variar e experimentar os diversos pratos disponíveis.
Foi um serão muito agradável!
Gostei da comida, apesar daquela coisa verde, hot hot, que me deixou a "cuspir fogo"... Mas para a próxima já sei! A aprender com os erros... da maneira mais sádica! LoL
E por falar em picante...
Seguimos para a próxima prova: Indiano. (29 Maio 2009)
Deste já não posso dizer o mesmo...
Excessivamente hot!
Não sei se a escolha do restaurante foi má, pois o uso do picante era abusivo... Chegava a tocar o intragável, pelo menos para mim.
O melhor de tudo foi mesmo... a bebida!
Um delicioso batido de manga... huuuuuummmmmmmmmm! Esse foi aprovado, com nota máxima :-P
O pão típico também não era mau.
Mas não será assim tão depressa que terei vontade de voltar a comer comida indiana...

A próxima visita será ao Italiano, até agora nada de novo, não fosse a ida à famigerada pizzaria do Caniço "Pico da Atalaia" que tem uma massa da espessura de uma folha de papel.
Desta vez, também igualmente muito bem acompanhada, com a Sónia e a Olinda.
Resta-me desejar, boas provas!
*

* Feira Medieval de Machico *

(06 Junho 2009)

Ontem fui visitar a Feira Medieval, ou Mercado quinhentista, a Machico.
Num dia de estreias (Festival do Atlântico), confesso que gostei do que vi.
O programa estava bem conseguido. Iniciando com o desembarque de Tristão Vaz Teixeira, que chegou ao cais de Machico a bordo da Nau Santa Maria de Colombo e acompanhado da sua comitiva e da sua mulher, Branca Teixeira.
Seguiu-se o desfile, com vários figurantes, que se apresentaram com os trajes da época. E depois o casamento de Tristão com Branca.
Pela recriação histórica da chegada de Tristão, pelo esforço conjunto dos locais na personificação de personagens históricas, pelos trajes, pelo pequeno mercado, este projecto da Escola Secundária de Machico, leva nota positiva!
A mensagem vai para eles: continuem o bom trabalho e presenteei-nos com estas belas iniciativas! Os meus Parabéns!

* Festival do Atlântico *

(06 Junho 09)
Ontem à noite fui ver, pela primeira vez, o Festival do Atlântico.
E já não era sem tempo! Vai no terceiro ano que estou na ilha e ainda não tinha visto nenhuma edição... Shame on me!
Este é um espectáculo piromusical que decorre na baia do Funchal e em cada Sábado, durante as quatro semanas do mês de Junho, vão estar em concurso quatro diferentes espectáculos que incluem pirotecnia e música. Destes quatro, sairá um vencedor que será o eleito para fazer o espectáculo do final do ano.

"A Itália inaugurou, ontem à noite o primeiro de quatro espectáculos piromusicais do “Festival do Atlântico”.
Durante 20 minutos, o céu da baía do Funchal foi palco de momentos de grande intensidade ritmo-estética, com o tema “Sonho do cinema numa noite de Primavera”. O fogo-de-artifício coordenado com música encheu os olhares de milhares de pessoas.
A hora das “performances” mantém-se, ou seja, às 22h30. Também a duração do espectáculo se mantém, 20 minutos para cada um dos países concorrentes." (Fonte NetMadeira)
*